Quando assinar no verso do cheque? Endosso de Cheque

Hoje em dia temos inúmeras formas de pagamento à nossa escolha. Além do pagamento em dinheiro, temos as opções de pagar com cartões (de débito ou de crédito), ou com cheques. Esse último teve seu uso diminuído depois da popularização dos cartões. O que não significa que não é mais usado. Ainda tem muita gente que usa esse papel como forma de pagamento. Por isso, daremos algumas dicas para o bom uso de suas folhas de cheque.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o endosso do cheque: Devo ou não, assinar no verso? A resposta é SIM! Todas as vezes que vamos endossar um cheque, devemos assinar atrás.

O que é endossar?

Segundo o dicionário online Priberam, o verbo en·dos·sar tem quatro significados:
1. Pôr endosso em.
2. Transferir o direito e ação (de um valor comercial) para outrem.
3. Deitar para cima de outrem um encargo, um incômodo, etc.
4. Apoiar ou solidarizar-se com.

No nosso caso, o endosso de um cheque é exatamente o que a definição diz, transferir um direito a um terceiro. Endossar um cheque é o ato de efetuar um pagamento usando um cheque de outra pessoa, ou seja, um cheque que não é seu.

Exemplo: Se você recebeu um cheque de um cliente e deseja efetuar o pagamento das compras do supermercado usando o mesmo, significa que você está endossando o cheque ao supermercado. Você deve então assinar o cheque no verso, colocando também os seus dados, como endereço e telefone. Esse procedimento evita transtornos para quem recebe o cheque endossado. Caso não tenha fundos no banco, o dono do supermercado deverá procurar quem endossou o cheque, ou seja, você, que assinou no verso do cheque.

Devo assinar um cheque nominal?

No caso do cheque nominal é diferente. Você vai colocar o nome da pessoa que está recebendo o cheque. Nesse caso, somente esta pessoa pode resgatar o valor no banco, não podendo repassá-lo para outro.

Cheque cruzado

Cheque cruzado

Mais informações sobre cheques

Aproveitaremos este post para retirar outras dúvidas comuns sobre os cheques:

O que é cheque pré-datado?

Cheque pré-datado

Cheque pré-datado

O pagamento em cheque permite que você escolha uma data para que esse cheque seja compensado, ou seja, a pessoa que receber um cheque pré-datado só poderá ir ao banco para resgatá-lo ou efetuar o depósito em conta na data estipulada por quem o forneceu. Para isso, é necessário que você consulte o estabelecimento para saber em qual data poderá ser feito o pagamento, e então a data deve ser escrita na parte da frente do cheque. Normalmente usa-se “Bom para 30/09/16”, por exemplo.

Se a pessoa que receber o cheque entrar com o mesmo antes da data estipulada, a pessoa que forneceu o mesmo pode procurar seus direitos junto ao Procon, pois consta como quebra de contrato.

O que é cheque cruzado?

Cheque cruzado é aquele que só pode resgatado através de depósito em conta. Nesse caso, o valor do cheque não pode ser sacado no caixa. Para cruzar um cheque é preciso fazer dua linhas diagonais paralelas na parte da frente da folha de cheque.

E por que cruzar um cheque? Bom a vantagem de cruzar um cheque é que você tem tempo de sustar o cheque caso ele seja roubado. Até que o valor seja depositado em conta, você terá tempo de procurar o seu banco e informar o roubo. Para tornar a transação mais segura, você ainda pode dar um cheque cruzado nominal, ou seja, além de não poder sacar o dinheiro no caixa, somente a pessoa que recebeu o cheque, cujo nome tem que constar no mesmo, poderá resgatá-lo. Isso evita fraudes e roubos.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *