O que fazer se recebeu uma nota falsa?

A alguns dias atrás postamos aqui no blog um artigo ensinando a reconhecer notas falsas de Real, veja o post: Como Identificar uma Nota Falsa. E como dito neste post, é preciso ficar sempre atento à ação de golpistas, que tentam fazer de tudo para tirar vantagem em cima dos mais desavisados.

Mas se você é uma pessoa atenta, que sempre confere as notas recebidas, e percebe que está recebendo uma nota falsa, o que fazer? A maioria das pessoas que se deparam com esta situação não sabem qual é a atitude a ser tomada: devolve para o dono, chama a polícia, entrega a nota para o banco, liga para o Banco Central, fica no prejuízo, pode ser preso, guarda a nota, passa pra frente? É realmente um motivo de dúvida.

O Banco Central divulgou um documento que indica o que se deve fazer quando se recebe uma nota falsa, em diversas situações.

Saiba o que fazer!

Segundo o BC, quando você recebe uma nota falsa no banco, deve procurar o gerente imediatamente e informar o ocorrido. O banco é obrigado a fazer a troca da nota falsa. Caso você perceba depois de ter saído da agência, poderá voltar e exigir a troca. Não é preciso levar o extrato nem é necessário fazer um Boletim de Ocorrência, pois o banco tem acesso a todos os extratos e poderá conferir a data e o horário do saque.

Caso o saque seja feito em um caixa eletrônico em horário de expediente do banco, deve-se procurar o gerente imediatamente e solicitar a troca da nota falsa por uma nota verdadeira. Da mesma forma que o caso anterior, o banco não pode se negar a trocar a nota. Também não é necessário levar o extrato e nem fazer B.O. (Resolução nº 4.492/16 do Conselho Monetário Nacional e a Circular nº 3.798/16), pois o banco tem acesso a todas as transações, inclusive feitas em caixas eletrônicos.

Se a retirada for feita fora do horário de expediente do banco, deve-se aguardar o dia seguinte e se dirigir à agência onde foi feito o saque para fazer a troca da nota.

E quem não tem Conta em Banco?

Quem recebe através de caixas eletrônicos, mas não possui conta em banco, como os aposentados e pensionistas ou quem recebe auxílio do Governo, como o Bolsa Família, por exemplo, deve se dirigir à qualquer agência do banco onde sacou o dinheiro falso. O banco é obrigado a fazer a troca imediatamente.

As notas de 50 reais são as mais falsificadas, fique atento!

Recebi a Nota Falsa no Comércio: O que fazer?

Se você receber uma nota suspeita como troco em comércio, ou como pagamento por serviços ou produtos, o correto é levar a nota até um banco. A instituição pegará os seus dados (nome completo, CPF, telefone e endereço) e encaminhará a nota para uma análise no Banco Central.

Caso seja verificado que a nota é verdadeira, você será reembolsado. Mas se a nota for realmente falsificada, não haverá reembolso. Infelizmente, nesse caso, você ficará no prejuízo. por isso é tão importante verificar as notas assim que as receber. Para acompanhar a análise da nota, acesse: www3.bcb.gov.br/mecpublico.

Em hipótese alguma, tente repassar esta nota se você souber que ela é falsa. Repassar notas falsificadas é crime e quem é pego cometendo tal crime é preso.

Observação: Não precisa ter medo de levar uma nota falsa ao banco, caso tenha recebido uma. Nesse caso, você não tem motivos para ser preso, pois está relatando ao banco que foi uma vítima e levando a nota para averiguação. Você só pode ser preso se for pego repassando esta nota para outra pessoa ou estabelecimento.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *