Como receber a restituição do Imposto de Renda sem conta em banco

A receita federal já começou a liberar os lotes de restituição do imposto de renda, e é nesse momento que começam a aparecer algumas dúvidas a respeito do processo. Quem tem direito e como receber esse dinheiro, por exemplo. É exatamente sobre esses tópicos que vamos falar nesse post, espero que ajude te a entender como funciona a Restituição do Imposto de Renda.

Primeiramente é necessário saber o que é a restituição. Explicando de maneira simplificada, é a diferença entre o valor integral declarado e pago pelo contribuinte e o cálculo que a receita faz após subtrair todos os itens que geram descontos no imposto, como número de dependentes, gastos com educação e despesas médicas. Esse cálculo gera um valor, que teoricamente foi pago a mais pelo contribuinte, e por esse motivo ele é restituído.

Esses pagamentos são realizados através de lotes, divididos durante todo o segundo semestre do ano. Aqui no blog, nós temos um artigo explicando exclusivamente como funciona a restituição do Imposto de Renda, para saber mais detalhes leia o texto ou acesse o site da Receita.

Quem tem direito: Todas as pessoas que declararam o imposto de renda podem ter acesso a restituição, vai depender se na análise da receita federal, para concluir se esse indivíduo tem direito a algum desconto ou não, e em caso positivo, quanto de desconto.

Como receber a restituição sem indicar a conta?

Apesar de ser um tema que gera muitas dúvidas, receber a restituição do IR é mais bem simples do que parece. Ao declarar seu imposto de renda você cadastra os dados bancários da conta onde deseja receber os recursos e ao ter o seu CPF incluso em um dos lotes de pagamento o dinheiro é transferido pra conta indicada. Mas…

Não tenho conta corrente nem poupança, tem como receber a restituição? Sim, apesar do mais recomendável ser a abertura de uma conta corrente, conjunta ou poupança, em nome do beneficiário, existe a possibilidade de receber por outros meios. Caso você não queira ou n possa abrir uma em banco, há a possibilidade de aguardar a abertura de um canal de atendimento exclusivo para assuntos referente ao IRPF por parte do Banco do Brasil.

Notas-Real

É possível receber a restituição em dinheiro, diretamente no banco sem conta

Desta forma você pode ter acesso aos recursos diretamente em uma agência do Banco do Brasil. Mas vale ressaltar mais um vez que esse não é o procedimento mais recomendado por especialistas financeiros. Para mais informação entre em contato com a instituição financeira através da Central de Atendimento, disponível nos números listados a baixo:

  • Ligue 4004-0001 (apenas para capitais)
  • Ligue 0800 729 0001 (para outras localidades)
  • Ligue 0800 729 0088 (telefone exclusivo para deficientes físicos)

Ficou com alguma dúvida, gostaria de maiores esclarecimentos, a receita federal tem um portal de orientações no site da instituição. Além disso aqui no blog temos outros artigos sobre o tema, que podem ser de grande valia para você. Vale dar uma pesquisada.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *