O que é o Seguro Prestamista?

Pouca gente sabe, mas há no mercado, entre todos os tipos de seguros convencionais, alguns destinados especialmente para transações de crédito, seja para pessoas jurídicas ou físicas. Os chamados seguros de créditos possuem o objetivo de garantir o pagamento de dívidas de compras a prazo, dentro de alguns limites e situações previstas em contrato.

Podem ser divididos em seguros de crédito interno (com cobertura nacional), para exportação (conforme indicado no nome, é relacionado a operações que envolvam exportação de produtos), prestamistas (que assegura contra imprevistos), de curto, médio ou longo prazo, entre várias outras opções disponíveis no mercado.

O que é o Seguro Prestamista?

O seguro prestamista, é um dos que possui maior abrangência e têm como objetivo garantir o pagamento de determinada dívida em caso de morte, invalidez, desemprego ou qualquer outra situação prevista em contrato.

Esse tipo de segurança pode ser considerada uma via de mão dupla, pois ao contratar um empréstimo – ou qualquer outra operação de crédito – e vincular a ela um seguro prestamista, passa a existir a garantia de pagamento para ambos os agentes da transação.

Se você leu nosso artigo sobre quem paga as dívidas dos falecidos, viu que as obrigações financeiras (empréstimos) assumidas em vida interferem diretamente na herança deixada. Desta forma, contratar um seguro é uma maneira de garantir o pagamento das dívidas, em caso de morte, sem o uso do patrimônio pessoal para quitá-las. Além disso, dependendo das cláusulas do contrato assinado, você pode contar com a tranquilidade de saber que caso algum outro tipo de imprevisto ocorra, aquela dívida não irá se transformar em dor de cabeça.

Seguro Financeiro

Saiba o que é seguro prestamista e suas vantagens

Pegamos como exemplo algumas seguradoras que oferecem esse serviço para pessoas autônomas, com a garantia de que em casos onde a prestador de serviço ou microempreendedor se depare com o fato de ficar sem rendimento durante um certo período de tempo, o mesmo terá o sua dívida paga. Isso pode ocorrer tanto sobre o valor integral, quanto cobrir apenas parte do montante devido, por esse motivo vale mesmo pesquisar a oferta de seguro mais interessante para você e ficar atento às cláusulas do contrato.

Onde contratar?

As próprias instituições financeiras oferecem esse tipo de serviço, cada uma com um plano e propostas diferentes, também é possível encontrar essa modalidade de seguro em empresas privadas e seguradoras. No caso dos bancos, além de ofertar o seguro, os empréstimos realizados junto a essas instituições, geralmente, já vem incluindo uma taxa referente ao seguro da dívida, por tanto, quando tiver um problema com o pagamento de empréstimos vale conferir se você não está assegurado.

Outra vantagem é que a existência dessa garantia de pagamento pode te ajudar na negociação dos juros junto às financiadoras e financeiras. Ou seja, você ganha argumentos para tentar diminuir as taxas cobradas sobre os valores emprestados pelas instituições, o que pode significar uma economia final considerável.

No mais, sempre que for realizar uma operação de crédito a prazo, vale pensar na possibilidade de contratar um seguro. Isso significa, mais conforto, segurança e comodidade para você. 

[/caption]

Comentários
  1. Cecilia T. Nascimento

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *