Atendimento Bancário: Como funciona Fila, Guichês, Saques…

Ir ao banco está cada vez mais raro entre os clientes, pois a maioria prefere resolver tudo pela internet. É mais simples, fácil e rápido. Além disso, já existem algumas contas digitais ou eletrônicas que não exigem nenhum contato físico com o banco. São até mais econômicas, pois no caso das contas eletrônicas não há cobrança de tarifas.

Porém, ainda existem alguns serviços de contas físicas que só podem ser realizados nas agências. E também existem as pessoas que preferem ir à agência, por não ter muita intimidade com a internet, ou não se sentirem seguras utilizando os meios eletrônicos.

Para não passar raiva nas agências, é importante saber como funcionam, dias e horários de funcionamento, além de algumas regras básicas de utilização.

Tempo na Fila

O tempo gasto nos bancos é um dos maiores motivos de reclamações por parte dos usuários. É muito comum ouvir a expressão “mofei na fila do banco”. E realmente, algumas agências costumam demorar no atendimento.

É importante saber que o tempo máximo de espera na fila de um banco não é determinado pelo Banco Central, mas existem leis municipais e estaduais para regulamentar isso. Fique atento à lei de sua cidade ou estado e, se esperar na fila por um tempo maior que o previsto em lei, guarde o comprovante de atendimento e leve ao Procon. Só reclamando os bancos verão a insatisfação de seus clientes e procurarão melhorar a qualidade dos seus serviços.

O tempo de espera nas filas das agências bancárias é regulamentado através de leis estaduais ou municipais

O tempo de espera nas filas das agências bancárias é regulamentado através de leis estaduais ou municipais

Atendimento Preferencial

Nas filas das agências bancárias, algumas pessoas têm atendimento preferencial. São elas: pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, temporária ou definitiva, idosos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por criança de colo.

Se você se enquadra em uma das situações, faça valer o seu direito, e caso não se enquadre, respeite os direitos do próximo.

Pagamento de Contas

O que tem gerado muitas dúvidas e até insatisfação por parte dos clientes é o fato dos bancos não estarem mais recebendo o pagamento de contas de consumo, como água, luz e telefone. O fato é que não adianta ficar revoltado, pois os bancos não são obrigados a receber esse tipo de pagamento. Eles podem receber o pagamento, através de de convênio firmado com as companhias prestadoras desses serviços,mas não têm essa obrigação.

Outro fator que causa indignação de alguns clientes é o fato do banco não receber pagamentos através de cheques. As instituições também não são obrigadas a receber essa forma de pagamento, assim como nenhuma transação tem essa obrigatoriedade.

Utilização dos Guichês

Todos os clientes que possuem conta física no banco têm o direito de utilizar os guichês de atendimento para fazer qualquer tipo de solicitação, mesmo que esta transação esteja disponível nos meios eletrônicos. O banco não pode privar seu cliente de utilizar a agência física para fazer depósitos, saques, pagamento, transferências ou outros serviços disponíveis na internet.

O único caso em que o cliente pode ser privado do uso dos guichês é no caso das contas totalmente eletrônicas, que não cobrem esse tipo de serviço e que haverá uma cobrança extra de tarifa para o serviço.

Saques

Os saques normalmente são feitos através dos caixas eletrônicos, mas muitas pessoas preferem fazer saques direto no caixa, principalmente quando os valores são mais altos.

O banco não podem negar ou adiar esse saque, a não ser que o valor seja superior a 5 mil reais, de acordo com o artigo 2º da Resolução CMN 3.695, de 2009. Nesse caso, o banco pode adiar o saque para o dia seguinte, por falta do valor no momento, ou para melhor organização de acordo com as normas da instituição.

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