Cartão do Cidadão da CAIXA: Como Consultar Saldo do FGTS, PIS e Outros

Você já ouviu falar no Cartão do Cidadão? Ele foi criado pelo Governo Federal para facilitar a consulta e recebimento de benefícios sociais. O cartão é emitido pela Caixa Econômica e funciona como um cartão de banco com tarja magnética.

Após criar uma senha de acesso, é possível utilizá-lo para consultar o saldo do FGTS e Abono Salarial, sacar o Seguro Desemprego ou receber benefício como o Bolsa Família. Assim, o acesso a informações e retiradas fica bem mais simples. O cartão pode ser usado nas agências da Caixa, Casas Lotéricas, caixas eletrônicos e correspondentes Caixa Aqui.

Dessa forma, qualquer cidadão pode contar com a maior praticidade do cartão. Se você está pensando em fazer um Cartão do Cidadão, veja quais são os documentos necessários, onde solicitar e como utilizá-lo para fazer consultas e saques.

Como Solicitar o Cartão do Cidadão

Qualquer pessoa que deseje fazer um Cartão do Cidadão precisa ter cadastro no Número de Inscrição Social (NIS), PIS/PASEP ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). O cidadão também deverá estar com os dados devidamente atualizados na Caixa Econômica, informando o endereço mais recente e o local de trabalho (se for o caso).

Quem já possui algum cartão para recebimento de benefícios como Bolsa Escola e Bolsa Família fica impedido de solicitar o Cartão do Cidadão porque os dois servem para a mesma coisa.

Cartão do Cidadão

Cartão do Cidadão

É preciso salientar também que o cartão só está disponível para quem tem algum benefício a ser recebido pela Caixa Econômica: FGTS provisionado, rendimentos do PIS e parcelas do Seguro Desemprego. Outros cidadãos ficam impedidos de realizar a solicitação para evitar que o cartão seja emitido desnecessariamente.

Com relação à solicitação, a melhor forma de realizar o pedido é pelo telefone: 0800-726-0101. Antes de ligar, tenha em mãos o número do seus NIS ou NIT para facilitar o processo de solicitação. Quem preferir também pode ir até uma agência da Caixa Econômica e realizar o pedido de emissão do Cartão do Cidadão (desde que atenda às exigência acima). É preciso esperar por um prazo de até 15 dias úteis para receber o cartão em casa. É necessário desbloqueá-lo para uso e criar uma senha de acesso.

Saque e Consulta de Benefícios

Se você já tem um Cartão do Cidadão, ele poderá ser usado em saque e consultas. Para tanto, é preciso apresentá-lo em uma agência da Caixa Econômica, em uma Casa Lotérica ou nas terminais de autoatendimento da CAIXA.

Como comentamos antes, somente quem tem benefícios a serem recebidos pode utilizar o Cartão do Cidadão. Se você deseja apenas consultar o saldo/extrato do seu FGTS ou PIS, esse procedimento pode ser feito pela site da Caixa Econômica sem necessidade do cartão.

Para usar o cartão no recebimento de benefícios é necessário criar a Senha Cidadão. Ela habilita o Cartão do Cidadão para todos os pagamentos sociais feitos pela Caixa Econômica. A criação pode ser feita nas agências da CEF ou em Casas Lotéricas. O cidadão deverá preencher um termo de responsabilidade e apresentar um documento pessoal (carteira de identidade, CNH, carteira de trabalho e outros).

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