O Que É Cheque Administrativo: Como Obter e Usar?

Os cheques sem fundo são um problema ainda muito comum, o que acaba fazendo com que muitos vendedores ou prestadores de serviço fiquem com um pé atrás para receber por cheque. O que muita gente não sabe é que existe uma opção, em que o pagamento é garantido, sem riscos para quem recebe, e facilitando a vida de quem precisa comprar.

É o cheque administrativo, que nada mais é do que uma ordem de pagamento que utiliza fundos do próprio banco. Ou seja, o cheque é emitido pela instituição financeira, e isso faz com que o seu pagamento seja totalmente garantido.

Esse tipo de cheque pode ser emitido por um pedido do cliente, e imediatamente o banco se certifica de que a pessoa realmente terá o dinheiro para honrar o compromisso. Quem recebe por cheque administrativo tem, portanto, a certeza de que o pagamento será realizado, não precisando se preocupar com uma possível falta de fundos.

Essa é a grande diferença, e também vantagem, do cheque administrativo para o normal. No cheque comum, o pagador é quem preenche o cheque, já no administrativo é o banco que realiza esse preenchimento, ficando também responsável por pagar o beneficiário.

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Com o cheque administrativo há a garantia de que o valor será pago.

Usos do Cheque Administrativo

O cheque administrativo é um excelente opção para pagamentos de compras que envolvam altos valores, como por exemplo imóveis ou automóveis. Isso porque ele dá uma maior garantia para o vendedor, de que esse cheque realmente tem fundos e o valor será quitado.

Cheques administrativos podem ser usados principalmente quando o valor será pago à vista. Como para a compra de um imóvel, por exemplo. Para evitar que o comprador tenha que levar toda essa quantia no momento de fechar o negócio, ele pode simplesmente entregar um cheque administrativo.

Entretanto, uso desse tipo de cheque não é mais comum, devido às vantagens e facilidades proporcionadas pelos sistemas de internet banking, com a possibilidade de transferências online, por TED ou DOC.

Como solicitar

O cheque administrativo pode ser obtido por uma solicitação realizada no caixa ou diretamente com o gerente do seu banco. Normalmente, há uma taxa para a prestação desse tipo de serviço.

Como o cheque administrativo é sempre nominal, seja para empresa ou pessoa física, para fazer a solicitação são necessários os seguintes dados:

  • número da agência
  • número da conta-corrente
  • nome do banco
  • nome completo
  • valor da transação

Também é preciso que se tenha preparado os fundos para cobrir o valor desse cheque. Isso pode ser feito tanto diretamente em dinheiro quanto por saldo em sua conta-corrente. Diferente do cheque comum, com o administrativo o valor é debitado imediatamente ao adquiri-lo junto ao banco.

Não é preciso ter conta no banco para solicitar um cheque administrativo, com a solicitação podendo ser realizada em qualquer banco. Para isso, basta levar a quantia em espécie, embora alguns bancos possa recusar o serviço para quem não é cliente.

Pode ser endossado?

Os cheques administrativos podem ser sim endossados, caso não tenham sido emitidos na modalidade “não à ordem”. Para isso, basta que se assine no verso do cheque, escrevendo o nome do terceiro que irá sacar ou depositar.

Por fim, fica o aviso de que é extremamente importante que você guarde todos os recibos que o banco lhe entregar ao requisitar o cheque administrativo. Pois assim você poderá recuperar o valor em caso de perda, dano, furto ou roubo do mesmo.

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