Cheque no envelope de dinheiro e dinheiro em envelope de cheque: O que fazer?

Fazer um depósito no caixa eletrônico se tornou algo bem comum entre os usuários de bancos. Afinal, é bem mais prático e rápido do que enfrentar as enormes filas dos caixas na parte interna das agências. A alguns anos atrás, muitas pessoas ainda tinham um certo receio em utilizar os caixas eletrônicos como recurso de depósito, pois temiam algum erro ou extravio do valor depositado. Porém, atualmente, já são muitos os adeptos a essa forma de utilização, pois a prática se tornou mais comum e as pessoas passaram a ter mais confiança.

Realmente, é um serviço bastante seguro e é muito raro acontecer algum problema. Os bancos garantem que todas as notas e cheques depositados são conferidos e devidamente enviados para as contas de destino. Apesar disso, algumas pessoas ainda preferem fazer o depósito na “boca do caixa”, entregando o valor diretamente nas mãos do funcionário do banco, que entregará o comprovante de depósito em mãos.

Já escrevemos aqui no blog sobre alguns problemas que podem ter ocorrido se o valor depositado não cair na conta de destino. Também deixamos os prazos para os envelopes cairem na conta. Acesse os links e tire suas dúvidas!

Hoje falaremos sobre os envelopes para depósito. Alguns bancos não fazem separação de envelopes. O dinheiro ou o cheque podem ser depositados no mesmo envelope, devendo-se apenas especificar na parte externa, juntamente com os outros dados. Já outros bancos possuem envelopes separados, ou seja, o dinheiro deve ser depositado no envelope de dinheiro e os cheques devem ser depositados no envelope de cheque.

E se o envelope estiver em falta?

O que muitos já sabem é que nem sempre as agências funcionam como deveriam funcionar. E a falta do envelope para depósito vem sendo um caso recorrente em muitas agências, segundo reclamações de usuários. Durante o expediente do banco, ou seja, das 10 às 16 horas, a recomendação é solicitar a algum funcionário na parte interna da agência. Mas e se você chega ao caixa eletrônico fora desse horário e não encontra o envelope correto? O que fazer?

Bom, nesse caso, não haverá problema se você utilizar um envelope de dinheiro para cheque, ou vice-versa. É importante que o usuário especifique na parte externa do envelope que está depositando dinheiro no envelope de cheque. Na máquina também ficam registrados todos os dados, por isso o dinheiro ou o cheque serão depositados normalmente após a conferência.

deposito-envelope

Tire suas dúvidas sobre o depósito em envelopes

É melhor evitar a troca

Este procedimento deve ser feito somente em último caso, como no exemplo citado acima.

Lembre-se que sempre será mais seguro se você fizer o depósito da forma correta. Por isso, sempre que possível, faça o depósito ou qualquer movimentação bancária com antecedência e confira os dados mais de uma vez. Se deixar para última hora, você pode ter surpresas desagradáveis. E se puder, prefira fazer o depósito diretamente no caixa, quando ocorrer a falta do envelope correto.

Algumas dicas sobre depósitos em envelopes

Sempre que for utilizar envelopes para depósitos em caixas eletrônicos, preencha corretamente os dados do lado de fora e também na tela da máquina. Antes de inserir o envelope no local indicado, confira todos os dados, para que não ocorra nenhum erro. Fique atento ao seu número de telefone, pois o banco irá te ligar, se houver alguma divergência nas informações.

Nunca coloque moedas nos envelopes. Os caixas eletrônicos só aceitam o depósito em notas de dinheiro ou cheques.

Caso não seja correntista do banco, escolha a opção “operação sem cartão” no caixa eletrônico. Se é correntista e depositará em sua própria conta, use seu cartão do banco.

O tempo de espera para que o depósito caia geralmente é de um dia útil para dinheiro e três dias úteis para cheques, podendo ser maior dependendo do dia e do horário em que foi feito. Veja os detalhes dos prazos aqui.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *