Como Conseguir o Financimanto FINAME do BNDES

Finame é uma abreviação para financiamento de máquinas e equipamentos. Assim, o Finame, do BNDES, é uma linha de financiamento empresarial específica para aquisição de máquinas, equipamentos, materiais de informática e bens de automação.

O financiamento é concedido em parceria com instituições financeiras credenciadas (clique no link para ver a relação de bancos disponíveis). Por isso, é necessário buscar uma dessas instituições para ter acesso ao crédito.

Além disso, os equipamentos a serem financiados pelo BNDES Finame devem vir de fornecedores habilitados pelo banco. As informações sobre os produtos devidamente credenciados estão disponíveis para consulta no site do BNDES.

Quem pode solicitar o Finame?

Para ter acesso ao financiamento de máquinas e equipamentos a empresa deve se enquadrar nas categorias abaixo:

  • Sociedades e fundações (nacionais ou estrangeiras) que sejam sediadas e administradas em nosso país;
  • Empresários individuais devidamente cadastrados no CNPJ e no RPEM;
  • Pessoas jurídicas de direito público;
  • Caminhoneiros autônomos que atuem no transporte de carga e queiram adquirir caminhões e/ou equipamentos como guindastes e plataformas;
  • Clubes, condomínios, cooperativas, sindicatos e associações.

Modalidades de Financiamento

O Finame é subdividido em três modalidades de apoio:

Financiamento de máquinas e equipamentos do BNDES

Financiamento de máquinas e equipamentos do BNDES

Financiamento à compradora para a aquisição

Essa modalidade se destina a empresas que se beneficiarão com a aquisição novas máquinas e equipamentos. Empresas que necessitem de locar máquinas e equipamentos também podem solicitar essa forma de apoio, desde que o objetivo não seja a sublocação.

Financiamento ao fabricante para a produção

O Finame também pode ser solicitado por empresas que produzam maquinário. Nesse caso, o crédito servirá para financiar a  produção de materiais já negociados com os compradores.

Financiamento ao fabricante para a comercialização

Essa modalidade também se destina a empresas que fabricam máquinas e equipamentos. No entanto, o foco é comercialização e não a produção. Assim, o Finame auxilia na venda das mercadorias que já foram devidamente negociadas com o comprador.

É importante salientar que o BNDES Finame não pode ser usado para financiar bens (produção ou aquisição) que se destinem à extração florestal em florestas nativas. Outros tipos de negócio também são excluídos, como o comércio de armas, ramo de motéis, jogos de prognósticos e atividade bancária (exceto o apoio ao microcrédito). Para ver a lista completa de empresas não apoiáveis, acesse a página “Setores, empreendimentos e itens não passíveis de apoio financeiro“.

Linhas de Financiamento

Além das categorias de apoio, o Finame também possui três linhas diversas de financiamento. São elas:

  • Aquisição e Comercialização de Bens de Capital ou BK Aquisição – se destina ao financiamento de máquinas, equipamentos de informática e bens de automação novos e fabricados no Brasil (não inclui aeronaves, caminhões e ônibus);
  • Aquisição e Comercialização de Ônibus, Caminhões e Aeronaves Executivas ou BK Aquisição Ônibus e Caminhões – se destina exclusivamente à compra ou à comercialização de ônibus, caminhões e aeronaves, bem como equipamentos relacionados a esse setor como chassis, carrocerias, rebloques, guindastes, tanques e betoneiras.
  • Produção de Bens de Capital ou BK Produção – o crédito serve para financiar o capital de giro de empresas que produzem máquinas e equipamentos.

Se você tem interesse em solicitar qualquer uma dessas linhas e atende aos requisitos mencionados aqui, procure um dos bancos credenciados para saber mais sobre os documentos necessários e condições do Finame.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *