Como enviar e receber dinheiro do exterior?

Existem várias situações em que alguém precisa enviar dinheiro para o exterior ou receber valores vindos de pessoas em outros países. Quando um filho sai do país para fazer intercâmbio, por exemplo, os pais necessitam remeter quantias frequentemente para a sobrevivência do estudante. Outro caso é bem comum é o das pessoas que vão trabalhar no exterior para juntar dinheiro e ajudar a família que fica no Brasil. Nessas e em outras situações, muitas vezes, não sabemos exatamente como proceder, nem quais são as possibilidades para a transação de câmbio.

Conheça algumas opções disponíveis em nosso país:

Ordem de Pagamento

Uma das opções para quem precisa enviar ou receber dinheiro do exterior é a ordem de pagamento. Para usar o serviço, é necessário que o remetente e o recebedor do valor tenham conta em banco. Com esse procedimento, a remessa é feita de um banco para outro, com bastante rapidez e segurança.

Por meio do número da ordem de pagamento, quem recebeu o dinheiro pode ir até o banco e solicitar que o pagamento seja liquidado. Dependendo da situação, também é possível que o dinheiro caia na conta automaticamente após alguns dias.

Tanto a instituição financeira que envia quanto a que recebe cobra tarifas pela transação. Por isso, é importante conhecer os valores para comparar a ordem de pagamento com outras formas de remessa de dinheiro. A taxa de câmbio utilizada é a do dia da liquidação.

Conheça as principais alternativas para enviar e receber dinheiro do exterior.

Conheça as principais alternativas para enviar e receber dinheiro do exterior.

Vale Postal dos Correios

Os Correios disponibilizam uma opção de envio de dinheiro para o exterior: o Vale Postal. Um dos atrativos do Vale Postal Eletrônico em relação ao Ordem de Pagamento é que não é preciso ter conta em banco para receber o dinheiro.

São mais de 20 países cadastrados pelos Correios para o envio de dinheiro. As moedas disponíveis, no entanto, são apenas dólar e Euro. O Vale Postal pode ser usado tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica. Os documentos necessários para pessoa física são CPF e documento de identificação com foto.

O prazo para envio do dinheiro é de até 5 dias úteis, dependendo do país de destino. A cobrança é feita no momento em que o serviço é solicitado. Os Correios cobram uma porcentagem fixa sobre cada transação, o que torna o Vale  Postal Eletrônico mais interessante para quem vai enviar quantidades maiores de dinheiro.

Western Union

A empresa Western Union é pioneira nesse tipo de transação. Assim como no Vale Postal, não é necessário ter conta bancária para remeter e receber dinheiro do exterior. Além disso, quem vai receber o valor não paga taxas, apenas quem envia é quem paga.

Outro grande atrativo do envio de dinheiro pela Western Union é que o valor fica liberado para resgate em outro país em até 24 horas (normalmente a liberação acontece em poucos minutos).

Aqui no Brasil, o serviço fica disponível para solicitação no Banco do Brasil e em algumas casas de câmbio. Ao enviar valores, é preciso preencher uma ficha com os dados de quem vai receber, como nome completo e endereço. O custo é pago na hora, mas costuma ser bem elevado. Em comparação com outras opções, o envio pela Western Union pode ser o mais caro.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *