Como pagar taxas do DETRAN pela CAIXA: IPVA, Seguro, Licenciamento e Multas

Trabalhar com internet banking facilita muito as coisas. Tarefas que antes demandavam tempo de se deslocar até o banco, enfrentar filas e correr alguns riscos são substituídas pela possibilidade de, apenas atrás de uma tela, fazer todas as coisas.

Pagar os documentos do carro é uma destas tarefas facilitadas pela internet. Seja o IPVA, Licenciamento, Seguro Obrigatório ou mesmo multas que o veículo tenha levado, com apenas alguns cliques é possível resolver as pendências e ficar em dia com a legislação de trânsito, sem correr riscos de ter seu carro apreendido por falta de documentação.

Pois bem, para fazer isso pelo internet banking da CAIXA é bem simples. Basta que você tenha acesso ao banco online. Já explicamos em outra oportunidade como instalar o módulo adicional de segurança e configurar sua assinatura eletrônica. Você precisará destas coisas para fazer seu pagamento. Observe a imagem abaixo. Você precisará de entrar no site http://caixa.gov.br/ entrar em Acesse sua conta, inserir seu nome de usuário e, em seguida, a senha da internet (que é composta de letras e números, diferente da assinatura eletrônica).

Site da CAIXA Login

Passo a passo para entrar no internet banking da CAIXA

Depois que estiver logado no banco, precisará encontrar a opção de pagamento de taxas do Detran. Clique em pagamentos. Um submenu abrirá contendo algumas opções de pagamentos, entre elas, Detran Veículos – São Paulo e DETRAN Veículos – Outros Estados.

Pagamentos DETRAN Veiculos

No menu de opções, clique no ícone pagamentos para abrir outro menu

Depois de clicar em no local correto (São Paulo ou outros estados), um campo para selecionar o tipo pagamento aparecerá como na imagem abaixo. Há opções para IPVA, Seguro Obrigatório DPVAT e também multas de trânsito

Pagamentos IPVA, DPVAT Multas

Página para escolher o tipo de pagamento: IPVA, DPVAT ou Multas.

Depois que escolheu a opção correta, é preciso digitar o código de barras para o pagamento. Diferente de outros bancos, o CAIXA não busca no sistema do DETRAN o pagamento diretamente então, para conseguir o código de barras é preciso entrar no DETRAN de seu estado para emitir a guia de pagamento.

Pagamento IPVA

Por fim, digite o código de barras para o pagamento do IPVA de seu veículo

Depois que inseriu o código de barras, a data de vencimento, insira a data de pagamento e clique em continuar. Você será levado a uma página para entrar com sua assinatura eletrônica e a confirmação da transação. Salve o comprovante ou anote o código de pagamento para eventuais problemas.

Após pagar todas as taxas e se o veículo não tiver nenhuma multa, o documento deverá chegar em sua casa em poucos dias.

[/caption]

Comentários
  1. Marcos Roberio Tavares De Souza

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *