Como Receber Dinheiro Em Sua Conta Corrente

A conta corrente não serve apenas para guardar dinheiro. Ela também permite transações importantes que facilitam nosso cotidiano financeiro, como pagamentos e transferências. Esses serviços são bem simples, mas podem surgir dúvidas na hora de realizá-los.

Para receber dinheiro em minha conta, que informações devo passar? Quanto tempo leva até a quantia ficar disponível? Posso receber valores de quem tem conta em outra banco? Hoje tentaremos responder a alguns desses questionamentos.

Informações Necessárias

Para que uma outra pessoa possa fazer um depósito ou transferência para sua conta corrente, é necessário que você repasse algumas informações. Elas podem variar dependendo do banco, mas, de um modo geral, são as seguintes:

  • número da agência
  • número da conta
  • CPF
  • nome completo

O CPF nem sempre vai ser solicitado e o nome do titular da conta, seja pessoa física ou jurídica, serve para verificação. Importante: nas transferências via DOC ou TED sempre será solicitado o CPF ou CNPJ, além do código do banco.

Veja como receber dinheiro em sua conta bancária

Veja como receber dinheiro em sua conta bancária

Como Alguém Pode Enviar Dinheiro Para Minha Conta?

Na hora de enviar dinheiro para outra conta corrente, existem várias alternativas. Para contas da mesma instituição bancária, o caminho mais fácil é a transferência bancária. Esse tipo de transação é feito de forma eletrônica e o valor cai automaticamente na conta do beneficiário.

Outra opção é o depósito, que pode ser feito nas agências bancárias, diretamente na boca do caixa, ou pelo caixa eletrônico. O depósito no terminal de autoatendimento é feito através do envelope, que deve ser preenchido com os dados da conta para a qual o dinheiro será enviado. Também é possível depositar cheques dessa forma (mas nunca moedas).

Uma terceira alternativa são as transferências interbancária DOC e TED. Elas facilitam o envio de dinheiro para pessoas que possuem conta em um banco diferente do seu. A escolha entre os dois serviços depende do quanto você quer enviar e o prazo.

Quanto Tempo Leva Para o Dinheiro Cair na Conta?

O prazo para que o dinheiro caia na conta depende de qual serviço foi usado para o envio.

  • Depósito em dinheiro diretamente na agência – cai imediatamente ;
  • Depósito em dinheiro no envelope – até o fim do dia útil caso o depósito seja feito até as 16h ou até o final do dia útil seguinte para depósitos posteriores às 16h;
  • Depósito em cheque diretamente na agência –  até  72 horas úteis depois do dia do depósito;
  • Depósito em cheque no envelope – até  72 horas úteis depois do dia do depósito;
  • Transferência entre contas do mesmo banco – cai na hora;
  • Transferência TED – cai na mesma hora;
  • Transferência DOC- até o final do próximo dia útil.

Dica Útil

Quando for passar aos dados de sua conta para outra pessoas, lembre-se de conferir se todos os números foram anotados corretamente. Para garantir, lembre-se de passar também o CPF e o nome completo do titular. Os dígitos (número depois do traço ou barra) nem sempre são solicitados,mas é melhor passá-los também. Em resumo, quanto mais dados você passar, mais garantido é o recebimento do valor. Observe também os prazos antes de verificar se o dinheiro já caiu na sua conta.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *