Como Consultar e Sacar Saldo do Abono do PIS/PASEP?

Muita gente não sabe como consultar o saldo do abono do PIS e PASEP, nem como sacar o benefício. Estabelecido pelo Ministério do Trabalho, em parceria com a Caixa Econômica Federal, o PIS é um benefício destinado a funcionários de empresas privadas, que cumprem alguns requisitos preestabelecidos pelo Ministério para ter direito ao valor extra. Já o PASEP é semelhante ao PIS, porém destinado aos servidores públicos, com o pagamento realizado pelo Banco do Brasil.

Como dito, é necessário cumprir alguns requisitos básicos para ter direito ao benefício. Entre eles, o trabalhador não pode receber mais do que dois salários mínimos para poder sacar o PIS. Já falamos em outro post sobre quais são as condições para poder receber o abono. Para ler mais, clique aqui.

Neste texto, falaremos sobre como consultar o saldo do PIS/PASEP, e o que fazer para sacar o dinheiro.

Como consultar

Os pagamentos do abono do PIS em 2016 serão realizados apenas a partir do mês de julho, e o calendário de pagamento é montado de acordo com as datas de aniversário de cada trabalhador. Para esse ano, o valor será concedido a partir do número de meses trabalhados no ano-base. Assim, para cada mês trabalhado será disponibilizado R$ 65,66, que nada mais é do que a divisão do salário mínimo dividido por 12.

Já é possível consultar esse saldo, o que já possibilita que você se programe para receber o valor, caso tenha direito ao benefício. Para isso, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal, na aba do PIS, e clicar em “Consultar Pagamento”, na canto superior esquerdo página.

PIS 2016

O PIS 2016 pode ser consultado pelo site da CAIXA

Caso você já possua cadastro, basta realizar o login, colocando seu número do PIS/PASEP e a senha. Sendo o primeiro acesso, você terá que entrar na opção cadastrar senha, e preencher seus dados, com nome completo, número de identidade, número do PIS/PASEP e um e-mail válido.

Para quem não tem acesso à internet, é possível obter essas informações através do telefone 0800 726 0207. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 10 às 16 horas. Além de outras informações e serviços, também é possível consultar seu saldo.

Para sacar

Como já dito, o abono referente a 2016 começará a ser pago a partir de julho. Para realizar o saque do PIS, o primeiro passo é observar ao calendário de pagamentos, disponível no portal da Caixa. Depois, basta separar a documentação necessária.

Saque

Veja como sacar o PIS/PASEP

Quem tem Cartão Cidadão pode efetuar o saque direto nos caixas eletrônicos, em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, ou nos Correspondentes Caixa Aqui e Casas Lotéricas.

Quem não possui o cartão deve se dirigir a uma agência da Caixa, apresentando um documento de identificação. É aconselhável que o trabalhador aproveite e já solicite o Cartão Cidadão nessa ocasião, cadastrando sua senha.

Por fim, que possui conta corrente individual na Caixa pode optar por ter o benefício depositado diretamente na conta, caso haja saldo superior a R$ 1,00 e movimentação constante.

Todas as informações sobre o PIS/PASEP, para sanar quaisquer dúvidas que você possa vir a ter sobre o benefício, estão disponíveis no site da Caixa Econômica Federal.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *