Como consultar a situação do Seguro Desemprego

O seguro desemprego é a salvação de muitas pessoas em momentos difíceis que, na maioria das vezes, chega de surpresa na vida do trabalhador. Ele pode ser utilizado da maneira que o cidadão bem entender, mas possui o objetivo de ser um auxílio nas despesas rotineiras para aqueles que acabaram de perder o emprego e não têm condições de se sustentar sozinhos. Mas como essa não é uma questão frequente na vida do trabalhador, quando é necessário fazer o saque dessa quantia, muitas pessoas ficam perdidas e não sabem como consultar a situação do seguro desemprego ou como fazer a solicitação da forma correta.

Em momentos de dificuldade como esse, é necessário ter bastante calma e seguir alguns passos para ter certeza de que você tem o direito de receber o benefício. Em seguida, basta fazer a solicitação e receber a quantia.

O que é o seguro desemprego

Antes de entender como consultar a situação do seguro desemprego para fazer a solicitação e o saque da quantia, é necessário entender do que se trata esse benefício. Existem algumas regras que dizem respeito a quem pode recebê-lo e em que situações ele é liberado para o trabalhador.

Em resumo, a Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento desse tipo de seguro. Ele diz respeito a um auxílio em dinheiro que os trabalhadores tem direito em momentos de dificuldade financeira, em que fica impossibilitado de trabalhar. Os motivos válidos para o recebimento são os seguintes:

  • Trabalhador formal ou doméstico que foi demitido sem justa causa;
  • Trabalhador que foi dispensado do emprego por não participar de curso de qualificação indicado, após contratado;
  • Pessoas que foram resgatadas em condições de trabalho semelhante à escravidão.

O seguro desemprego serve para que essas pessoas possam ter tempo para retomar a vida normalmente, até encontrar outra forma de trabalho que garanta seu sustento. O valor a ser recebido e o prazo para depósito varia de acordo com a situação de cada trabalhador, que pode ser consultada a qualquer momento.

Seguro Desemprego CAIXA

O Seguro Desemprego é de responsabilidade da CAIXA

Como consultar a situação do seguro desemprego

A consulta da disponibilidade para receber o seguro desemprego pode ser feita pelo próprio trabalhador, por meio da internet. Caso o cidadão não tenha acesso, ele deve se dirigir à uma agência da Caixa Econômica Federal para solicitar informações sobre sua situação. Em ambos os casos, é necessário ter em mãos o RG, CPF e o número PIS, PASEP ou NIS, para liberação de acesso.

Para consultar a situação do seguro desemprego, tudo que você precisa fazer é acessar o site da Caixa Econômica Federal e clicar na opção “Cidadão” e depois em “Benefícios”. Se você preferir, pode clicar aqui. Em seguida, insira o número do PIS e sua senha, para em seguida acessar a opção “Serviço ao Cidadão”. Se ainda não for cadastrado, basta oferecer suas informações pessoais e cadastrar uma senha.

Em seguida, se este for seu primeiro acesso, você irá cadastrar uma senha de 6 a 8 dígitos para ser usada em seu cartão cidadão, que será emitido automaticamente durante esse processo. Feito isso, a página será redirecionada para a inicial, indicando o PIS e senha. A consulta do saldo do seguro desemprego estará disponível na tela, logo em seguida.

Consultar liberação do seguro desemprego

Para consultar outras informações sobre o andamento do pedido de liberação do seguro desemprego, é necessário acessar o site do Ministério do Trabalho e clicar na opção “Consulta de Habilitação do Seguro Desemprego”. Feito isso, você deve digitar o número do PIS e um código para liberação, que aparece na tela.

Serão mostradas as seguintes informações: número do PIS, nome do trabalhador, situação, tempo de serviço e procedimento.

Saque do seguro desemprego

Caso a situação já esteja resolvida e o pagamento do seguro desemprego já esteja disponível, para resgatar o valor há algumas opções. A quantia pode ser depositada em uma Poupança ou Conta Fácil Caixa, além de ser possível fazer o saque em casas lotéricas ou caixas eletrônicos, utilizando o Cartão Cidadão e sua respectiva senha, que foi cadastrada no momento da solicitação.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *