Conta Conjunta Digital: Qual escolher

Não há nenhuma objeção para abrir uma conta eletrônica, sem tarifas, mesmo que ela seja conjunta. Os três grandes bancos brasileiros (Banco do Brasil com o Pacote Digital, Bradesco com a Digiconta e Itaú com a iConta) oferecem serviços regulamentados pelo Banco Central que garantem isenção de tarifas para as transações feitas por meios eletrônicos, algo que é bem interessante tanto para os clientes individuais quanto para casais que querem manter suas contas particulares mas também gostariam de ter uma conta conjunta para compartilhar despesas, débito automático e uma reserva de emergência para o casal.

Escolher o melhor banco para abrir a conta depende de muitas coisas, desde a confiança que o cliente tem na instituição quanto nos serviços prestados e preços praticados. Como estamos falando dos maiores bancos do país, podemos equiparar que as três instituições são críveis. As contas também são muito semelhantes entre si em termos de valores e serviços oferecidos, então não será pelas taxas que devemos escolher a conta conjunta. Existe ainda um outro fator que pode ser preponderante: o atendimento.

Mesmo se tratando de uma conta digital, cuja maior parte das transações serão feitas online, ser bem atendido pode fazer toda diferença. Assim, sendo, vamos falar de nossa experiência ao tentar abrir uma conta conjunta digital em cada um dos bancos.

Banco do Brasil – Pacote Digital

Logo Banco do BrasilO Banco do Brasil é onde tenho a conta corrente individual, também utilizando o pacote digital. Esta seria a primeira escolha pela facilidade de acesso, internet banking etc. Acreditava também que, por ter cadastro no banco, a abertura de uma nova conta seria facilitada. Pois bem, este não foi o caso.

Ao me informar sobre a possibilidade de abertura de conta conjunta, sugeriram que o melhor a fazer seria abrir uma conta individual e oferecer uma procuração a outra pessoa movimentá-la. Não era bem o que procurávamos, mas serviria. O problema é que seria necessário abrir um processo totalmente novo para obter a conta e que poderia ser negado (haja vista que já tinha uma conta no banco).

Diante disso, desistimos do Banco do Brasil sem nem solicitar a abertura.

Bradesco – Digiconta

Logo do BradescoRestava então os dois bancos privados. Haviam duas agências do Bradesco e Itaú uma ao lado da outra. Preferimos o Bradesco por estar mais vazia. Fomos atendidos prontamente e apresentamos os documentos para a abertura da conta. Embora a atendente estivesse disposta a abrir a conta, o atendimento foi um desastre, talvez até por culpa nossa.

O ponto é que um dos comprovantes de renda (a declaração de imposto), estava em formato digital e gostaria de encaminhar por email para a atendente. Ela se recusou. Ora, como uma conta que se diz digital se recusa a receber um email? Porque criar um empecilho para um novo cliente sendo que este retornará lucro ao banco (mesmo que a conta seja isenta de tarifas, usaríamos cartões de crédito, guardaríamos dinheiro na poupança etc).

Ela se recusou a abrir a conta com um comprovante apenas. Diante disso, levantamos e fomos embora. Se para se tornar cliente, há problemas, imagine para resolver algo posteriormente?

Esta percepção ruim e má vontade do Bradesco parece ser recorrente visto os comentários que recebemos diariamente aqui no blog Conta em Banco.

iconta

Itaú Unibanco – iConta

Restava o Itaú para nossa conta conjunta. Entramos na agência faltando dez minutos para o encerramento e saímos faltavam vinte minutos para as cinco. O banco estava um pouco cheio, mas contava com um atendente a menos (talvez pela época de fim de ano). Depois da espera, fomos prontamente atendidos e conseguimos abrir a conta conjunta.

Todo o processo foi explicado, documentos recolhidos e, sobre o comprovante de renda que estava em formato digital, não foi necessário no momento. Acontece que poderiam abrir a conta sem qualquer comprovante de renda pois estes só afetam alguns serviços solicitados posteriormente à abertura da conta. De qualquer forma, seriam aceitas por email.

[/caption]

Comentários
  1. Cristiano
    • Flávio
      • Cristiano
        • Flávio
  2. Helio
    • Flávio
  3. Pedro
    • Flávio

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *