O Dinheiro Não Saiu do Caixa Eletrônico? Como Resolver?

Os caixas eletrônicos facilitam muito a vida dos correntistas, permitindo diversos serviços sem a necessidade de enfrentar as longas filas das agências bancárias. É claro que muitas vezes precisamos enfrentar filas até mesmo para usar os caixas eletrônicos, mas estas filas costumam ser bem menores do que as filas dos caixas no interior dos bancos.

Nos caixas eletrônicos podemos fazer saques, depósitos, transferências, pagamentos de contas e muitos outros serviços, inclusive obter algumas informações.

Normalmente, essas máquinas são bastante seguras e não trazem qualquer problema para o usuário, mas assim como qualquer tipo de equipamento eletrônico, não está livre de falhas. Um problema que pode causar até um certo desespero em algumas pessoas é quando vai fazer um saque, a transação é concluída, mas o dinheiro não sai do caixa. O que fazer nesta situação?

O que fazer se o dinheiro não sair do caixa eletrônico?

Se você foi fazer um saque no caixa eletrônico e o dinheiro não saiu, provavelmente é porque o caixa não está abastecido e as cédulas acabaram, ou pode ter algum problema mecânico/eletrônico com a máquina, que a impeça de fazer o seu serviço corretamente.

A primeira coisa a se fazer é verificar se o valor foi descontado da sua conta. Caso não consiga verificar no mesmo caixa eletrônico por erro do sistema, procure outra máquina mais perto. Se tiver acesso ao seu extrato através do celular, fica mais fácil ainda verificar rapidamente. Se foi verificado que não houve o desconto do valor, sem problemas! É só fazer o saque novamente em outro caixa eletrônico.

Caixas eletrônicos

Mas se o valor foi descontado da sua conta e o dinheiro não saiu, o problema é um pouco mais grave. É preciso fazer uma reclamação formal imediatamente. Quando o caixa eletrônico está dentro de uma agência bancária, em horário de atendimento, você pode procurar um atendente e informar o ocorrido facilmente. Se for preciso, pode pedir ajuda a um dos vigias ou atendentes “Posso Ajudar”, pois eles costumam ter orientações para ajudar os clientes.

Se o caixa estiver fora de uma agência, ou se você está fazendo o saque fora do horário de atendimento dos bancos, não conseguirá falar diretamente com um atendente, então o melhor é ligar para o 0800 do seu banco imediatamente e fazer uma reclamação. O número do banco deverá estar afixado em seu cartão e na própria máquina. Lembre-se de pegar o nome do atendente e o número de protocolo para garantir que a reclamação foi feita logo após o erro com a máquina.

Caso o telefone não funcione ou se você não conseguir falar com o atendente do seu banco, a outra opção é reclamar diretamente com o Banco Central no telefone: 0800 979 2345.

Se nenhuma das alternativas acima foi possível, você deverá ir a uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência. Leve todos os dados possíveis, como comprovante de saque, número de protocolo de atendimento, quando houver, data e horário das ligações efetuadas, mesmo que não tenham sido atendidas. Estas informações completas servirão de respaldo para a reclamação junto ao banco posteriormente.

Importante: segundo o Decreto 6523/2008 da Febraban, os bancos tem o prazo de até 5 dias úteis para solucionar o problema e devolver o dinheiro para o cliente. Se esse prazo não for cumprido, procure o Procon de sua cidade com todos os comprovantes em mãos para tentar uma conciliação com a instituição financeira.

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