É possível fazer TED pela poupança?

Os brasileiros muitas vezes preferem abrir uma conta poupança que uma conta corrente. Isso acontece porque a poupança oferece praticamente os mesmos serviços, mas com tarifas menores (ou isenção total caso seja o único serviço contratado) e possibilidade de rentabilidade sobre o saldo depositado. Cada vez mais, a contas do tipo poupança disponibilizam os mesmos serviços bancárias, permitindo que o cliente faça transferências, saques, consultas e até mesmo pagamentos com o cartão de débito.

Mas será que também dá para fazer TED a partir da conta poupança? Hoje vamos esclarecer esta dúvida.

Sobre a TED

A TED já é bem conhecida pelos leitores do nosso blog. Nessa modalidade transferência, é possível remeter dinheiro para contas em outros bancos. Por ser eletrônica, ela não passa pelo sistema de compensação bancária, permitindo que o dinheiro caia na conta do beneficiário na mesma hora. Atualmente, o limite mínimo para fazer uma TED é de R$0,01 e não há valor máximo. A única exigência para usar a transação é possuir uma conta no banco e ela pode ser corrente ou poupança.

TED com a Conta Poupança

A liberação da TED para quem tem apenas conta poupança fica a critério dos bancos. De um modo geral, é sim possível fazer a transferência usando o saldo da conta poupança. Como exemplo, usamos o Banco do Brasil. Veja a imagem:

TED com o saldo da poupança no Banco do Brasil

TED com o saldo da poupança no Banco do Brasil

Destacamos em vermelho a opção por usar o sado da conta poupança. Nesse caso, após informar todos os dados de quem irá receber o dinheiro, como CPF/CNPJ, número do banco, agência e conta, e o tipo de transação, o cliente do BB escolhe, ao final, se quer que o valor seja debitado da poupança ou da conta corrente.

Problemas com a TED na Caixa Econômica

Agora, compartilharei com vocês uma experiência que tive recentemente ao tentar fazer uma TED a partir de conta poupança na Caixa Econômica Federal. No caixa eletrônico, ao clicar em “transferências” não encontrei a opção TED, mas apenas DOC Eletrônico. Chamei a atendente que me informou que só havia mesmo esta opção – o que considerei bem estranho. Por causa de outros problemas, fui obrigada a fazer a transferência diretamente no guichê de atendimento, onde o valor foi transferido da Poupança Caixa para uma conta corrente no Itaú. Fiquei com a impressão que não é possível fazer a transferência a partir da poupança no caixa eletrônico, mas não encontrei informações mais sólidas sobre essa limitação.

Posso transferir dinheiro para a poupança com a TED?

Sim, também é possível transferir dinheiro de uma conta corrente ou poupança para outra poupança em um banco diferente. Nessas situações, é preciso ter apenas todos os dados da conta do beneficiário, incluindo o CPF/CNPJ e o número do banco no qual a poupança foi aberta. Porém, é importante salientar que a TED só serve para transferências entre contas em bancos diferentes. Se você tem, por exemplo, uma conta no Bradesco e uma poupança na Caixa, é possível usar essa modalidade de transferência para enviar dinheiro de uma conta para a outra.

Para contas no mesmo banco, utilize a transferência comum.

[/caption]

Comentários
  1. Reginaldo de Souza
  2. Selma C. Souza
    • Flávio
  3. Tarcyla C.
    • Flávio
    • Alan Penha
  4. Maury Aparecido Tadeu Ferraz Machado
    • Flávio
  5. Nunes
    • Flávio
  6. Fernando Rodrigues
  7. Ricardo

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *