O que fazer quando o depósito em envelope não cai na conta?

Fiz um depósito no caixa eletrônico e ainda não caiu, o que fazer? Esta é uma pergunta recorrente aqui no Conta em Banco.

Depositar em caixas eletrônicos pode gerar muita dor de cabeça. O que era para ser um simples repasse de dinheiro, acaba se tornando um problema para muitos. Mesmo com o comprovante em mãos, o depósito pode não ser realizado e você precisa saber como agir para questionar os seus direitos. Saiba o que fazer nessa situação, quais são seus direitos e deveres em relação ao banco, além de saber se é sua responsabilidade correr atrás do estorno. Continue lendo!

O processo é tão simples que parece ser impossível de deixar dúvidas. Você preenche o envelope, coloca o dinheiro e vai ao caixa eletrônico para finalizar a operação. Um procedimento automático, mas é necessário tomar muito cuidado e saber quais são as regras antes de realizá-lo.

O que pode ter acontecido

A nota era falsa – O depósito acontece automaticamente a partir do momento em que o banco verificar se a quantia colocada condiz com o valor preenchido no envelope e no caixa eletrônico. Feito isso, as notas passam pelo processo de análise para verificar se são verdadeiras. Tudo isso é feito em questão de segundos. Caso algum desses itens esteja errado, o valor não é depositado na conta. Por esse motivo, muitas pessoas preferem fazer o depósito em casas lotéricas ou nos caixas com atendentes do banco, pois o dinheiro é conferido na hora e as notas falsas não serão repassadas, pois o funcionário irá te avisar para que você tome conhecimento.

Problemas com o cheque – O mesmo acontece com o cheque. No momento em que o depósito é realizado é impossível verificar se o cheque tem fundo ou se está devidamente assinado por quem deveria. O comprovante de depósito é emitido da mesma forma, mas está sujeito a conferência.

Preenchimento dos dados – Um erro que pode colocar tudo a perder é o preenchimento errado dos dados, tanto na hora de escrever à mão no envelope, como no momento de digitar as informações eletronicamente no caixa. Esse tipo de erro faz com que seja impossível de identificar quem deveria ser o recebedor da quantia e o depositante não recebe nenhum tipo de notificação, pois ele não está fazendo parte de uma transferência entre contas.

Saiba mais sobre os prazos de compensação dos depósitos com envelope

Saiba mais sobre os prazos de compensação dos depósitos com envelope

Tempo para compensação

Cada tipo de depósito tem um tempo para ser compensado e cair na conta de quem deverá receber. No que diz respeito aos guichês de atendimento, em dinheiro o valor cai imediatamente e em cheque demora 72 horas úteis.

Já em relação aos depósitos feitos por meio de envelopes em caixas eletrônicos, o valor que for depositado em dinheiro até as 16h do dia tem até o final do dia útil seguinte para cair na conta. Enquanto isso, os realizados com cheque tem 72h úteis para serem depositados se feitos antes das 16h também. Se forem após este horário, acrescente um dia útil para compensação. Falamos mais sobre os prazos neste post.

Fale com o banco

Percebeu que o depósito está demorando demais para cair na conta, vá até o banco e pergunte o que aconteceu levando junto o comprovante emitido pelo guichê eletrônico. Se o prazo necessário para compensação já passou, eles tem a obrigação de te dar uma resposta rapidamente, justificando o que aconteceu para que a quantia não fosse devidamente depositada.

No caso de notas falsas ou cheques sem fundo, a quantia não será estornada, pois o repasse é proibido. Já no que diz respeito a erros de digitação, se for comprovado que você realizou aquele depósito, o banco deve abrir um requerimento para solicitação do estorno.

É realmente seguro?

Os bancos que utilizam o depósito por meio de envelopes garantem que o processo é totalmente seguro, justificando o fato da conferência em relação à notas falsas e cheques sem fundo. Entretanto, não há nada mais seguro do que entregar para uma pessoa que irá contar o dinheiro, servir como prova do depósito e fazer a avaliação na hora, no guichê de atendimento. Portanto, se não tem facilidade com as máquinas ou é realmente temeroso quanto às chances de que o depósito dê errado, sempre que possível, evite os depósitos em envelope ou se assegure que todos os dados estão realmente corretos.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *