Greve dos Bancos: Como ficam os Saques, Depósitos, Transferências e Pagamentos?

Recentemente nos deparamos com a notícia de mais uma greve movida pelos bancários. Quando isso […]

Escrito por Flávio Mariano

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Recentemente nos deparamos com a notícia de mais uma greve movida pelos bancários. Quando isso ocorre (e tem ocorrido com frequência nos últimos anos), há sempre um grande problema geral para população que tem o acesso acertos serviços financeiros de forma limitada.

Mas afinal, o que fazer quando há uma greve dos bancários? Como efetuar pagamentos? Como fazer transações e transferências? Como resolver problemas bancários? Estas são questões comuns que tentaremos responder aqui nesta matéria.

O que fazer em caso de Greve?

A primeira resposta à questão é que o consumidor não deve ficar inerte diante da greve, ele deverá procurar meios alternativos e canais de atendimentos que estejam funcionais durante o período da greve. Sobretudo porque a greve não é justificativa para atrasos de pagamentos e contas. O primeiro ponto é informar-se se todas as agências estão fechadas em sua região. Muitas das vezes, as paralisações são parciais e o cliente poderá ter acesso a certas agências próximas.

Se seu problema só pode ser resolvido em uma agência bancária, antes de mais nada, ligue para seu banco e verifique como está o funcionamento de sua agência durante o período. O primeiro passo é ligar para seu banco e perguntar se sua agência está funcionando ou não. A central de atendimento também saberá informar a agência mais próxima que está funcional.

Greve dos Bancários
Com os bancos em greve, a rotina financeira da população precisa mudar

Contas, Boletos e Pagamentos de Convênios

O pagamento de boletos bancários, pagamentos de contas ou convênios podem ser efetuados por canais de atendimentos alternativos. Sugerimos um caixa eletrônico, o internet banking ou o aplicativo de celular.

Caso o pagamento precise ser feito em dinheiro e não através do saldo em conta bancária, então o caminho é procurar uma casa lotérica ou outros terminais de atendimento conveniados aos bancos, como os Caixa Aqui, BB Mais e uma extensa rede de outros pontos como supermercados, farmácias etc vinculados a bancos.

Preste atenção e não deixe vencer os boletos bancários, pois estes podem não ser aceitos. Sempre se adiante ao pagamento.

Saques, Depósitos e Transferências Bancárias

Os caixas eletrônicos são o melhor meio de efetuar operações de saques e depósitos. Utilize os envelopes para sacar dinheiro e não terá problemas se os terminais estiverem abastecidos com notas. Em todo caso, se os terminais de auto atendimento de seu banco não estiverem com dinheiro, procure a rede Banco24Horas.

Para depósitos, o cliente pode ter mais dificuldades porque podem acontecer dois problemas. O primeiro é que as agências podem retirar os envelopes de circulação, não permitindo que o depósito seja efetuado. E, em segundo lugar, o prazo de compensação pode ser maior, uma vez que não há pessoal para conferência e processamento dos valores.

As transferências bancárias efetuadas por canais de auto atendimento são executadas normalmente. Transações eletrônicas como TED e DOC não são afetadas e pode ser feitas como antes através da internet, aplicativo ou caixa eletrônico.

O que fazer em cada canal

Conforme dissemos, é preciso procurar alternativas de atendimento. Abaixo, temos os canais disponíveis durante a greve para poder fazer alguns tipos de transações.

Caixas Eletrônicos e Rede Banco24Horas: é possível efetuar saques, depósitos, pagamentos com ou sem código de barras, transferências de tipo TED e DOC, emissão de cheques e outros

Internet Banking, Aplicativos de Celular e Banking Fone: Nestes canais o atendimento não é alterado. Tanto pela internet, quanto pelo telefone, os serviços prestados continuam inalterados, isso vale para transferências, investimentos, empréstimos, pagamentos, débito automático etc.

Serviços de Atendimento ao Cliente: O SAC, embora não faça operações, continua operante para garantir o atendimento mínimo e fornecer informações aos clientes.

Convênios e correspondentes: Muitos bancos têm meios alternativos de pagamento, sobretudo os públicos como o Banco do Brasil com os Correios e a CAIXA com as Lotéricas. Além disso, alguns supermercados, farmácias etc, mantêm convênios com instituições bancárias de forma que alguns serviços básicos ficarão a disposição do cliente. Vale entrar em contato com o SAC de seu banco para ter mais detalhes.

Como fica cada serviço

Aposentadoria: Tanto os aposentados quanto os beneficiários e pensionistas do INSS poderão sacar seus benefícios pelos caixas eletrônicos. Em alguns casos, aqueles que recebem benefício pela CAIXA terão de fazê-lo exclusivamente pelas lotéricas.

Contas-salário: Continua funcional para recebimento dos créditos oriundos da empresa. Os clientes não podem sofrer impedimento de acesso ao salário, sendo assim, as movimentações por cartões estão mantidas, assim como a portabilidade.

Pagamentos: Havendo meios alternativos de pagamento como aqueles sugeridos acima, fica obrigado o cliente a efetuá-lo. Caso consiga provar que não houve meios de pagamento, o cliente tem direito de pedir o ressarcimento das perdas, multas e juros que possam ter decorrido deste fato.

  1. Catharina

    Olá! Houve uma paralisação no ultimo dia 28. Eu receberia meu salário nesse dia, mas não entrou! E até agora a situação é a mesma. O que eu faço?

  2. RAABE MARQUES

    posso fazer emprestimo no correio enquanto a greve nao acaba? minha cc é no bb

  3. CONTRAT RH

    como sacar o dinheiro do pagamento sem ter o cartão

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