O Que É Custódia de Cheque?

O anunciado fim do uso dos cheques tem demorado a chegar. Mesmo com o avanço impressionante dos cartões, o cheque ainda é bastante utilizado. Em estabelecimentos comerciais menores, principalmente em cidades do interior, os lojistas muitas vezes preferem receber um cheque que recorrer à maquininha de cartão, por causa das taxas cobradas na segunda modalidade de venda. Assim, se por um lado o cheque pode parecer menos seguro para quem recebe, por outro permanece a vantagem da ausência de tarifas.

Custódia de Cheque

É justamente pensando nesses comerciantes que ainda recebem um grande volume de pagamentos com cheques que os bancos oferecem o serviço conhecido como custódia de cheque. Com ele, a instituição financeira se torna responsável por descontar os cheques recebidos na data correta, reduzindo a preocupação de quem recebeu os pagamentos. Assim, ao contratar o sistema de custódia, é possível aumentar a segurança desse tipo de transação, já que os cheques ficam armazenados no banco. Outra vantagem é a maior flexibilidade na compensação dos cheques oferecidas pelas bancos.

Folha de Cheque que pode ficar na custódia de um banco.

Como Funciona a Custódia de Cheque?

Para solicitar o serviço de custódia de cheque é necessário ter conta em um banco que ofereça o serviço. As principais instituições do país, como Banco do Brasil, Bradesco, CAIXA, HSBC, Itaú e Santander, disponibilizam a custódia tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Depois de aderir ao serviço, o que deve ser feito na agência bancária, os cheques devem ser entregues para que fiquem sob custódia daquela instituição. Os cheques serão descontados pelo banco na data informada no “bom para”. Em alguns casos, o cliente pode solicitar mudanças nessa data antes que o cheque seja descontado ou antecipar o recebimento (vantagem oferecida apenas por alguns bancos). O valor dos cheques já descontados é depositada diretamente na conta do beneficiário, conforme o que foi definido em contrato.

Importante: esse serviço é tarifado e o valor cobrado depende da instituição em que você possui conta bancária. A melhor maneira de conhecer os custos da custódia de cheques é conversando com o seu gerente antes da contratação.

Principais Vantagens

Para saber se esse serviço é ideal para você e para o seu negócio, é importante conhecer as principais vantagens oferecidas pelos bancos. Veja algumas delas:

  • Maior segurança nas transações com cheques, pois eles são guardados pelo banco em cofres com garantia em caso de perda ou roubo. Assim, você não precisa ficar com valores altos guardados em sua casa ou comércio;
  • Você não precisará se preocupar em administrar as datas de desconto de diversos cheques. O banco fará isso seguindo as informações do cheque, o que garante mais tranquilidade para você e para os seus clientes;
  • Os bancos possibilitam certa flexibilidade em relação aos cheques descontados, permitindo mudança de datas, cancelamento da custódia ou prorrogação dos prazos;
  • É possível consultar informações relativas a custódia por meio do internet banking ou de caixas eletrônicos, facilitando o controle sobre os pagamentos;
  • Com a aprovação de crédito, alguns bancos possibilitam que o cliente opte por antecipar o recebimento de algum cheque (mediante cobrança de juros).

Em resumo, o uso da custódia de cheques pode ser vantajosa, mas isso vai depender do valor cobrado pelo serviço no seu banco e do volume de pagamentos com cheque que você recebe. Avalie bem essas condições antes de contratar o serviço.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *