Como funciona a Portabilidade de Salário: Resumo

A portabilidade de salário é um direito de todo trabalhador, garantido por lei. Mas pra que ela serve? Esse serviço é utilizado quando o trabalhador recebe o salário através de um banco, determinado pela empresa, porém, ele já tem outra conta em outro banco, ou deseja abrir uma nova conta, e receber seu salário através dessa instituição financeira.

Se você é assalariado e não recebe seus vencimentos em dinheiro vivo, provavelmente teve que abrir uma conta-salário em um banco determinado pela empresa que o contratou. A conta-salário é uma conta sem cobrança de taxas, que não pode ser usada para fazer transações com cheques e nem aceita solicitação de cartão de crédito. Ela é usada exclusivamente para o depósito do salário.

As empresas utilizam essas contas para facilitar o pagamento dos funcionários, principalmente se a empresa for de grande porte. É também mais seguro para o trabalhador, que não sai com o pagamento do salário no bolso, correndo risco de assaltos.

Mas muitos trabalhadores se perguntam porque não podem receber o salário diretamente no banco escolhido. Isto acontece porque muitas empresas têm contratos com um determinado banco, para que todos os pagamentos sejam feitos através dele. Esses contratos costumam ter benefícios para os dois lados, banco e empresa. Por isso, o empregado não pode escolher o banco diretamente.

É aí que entra a portabilidade de salário. Caso o empregado já tenha uma conta corrente em outro banco, e deseje continuar com suas transações bancárias nesse banco, ele pode optar por esse serviço. As pessoas escolhem o banco pelas taxas, serviços, comodidades, facilidades e outras características que julgam importantes.

Como funciona a portabilidade?

Assim que receber o primeiro salário, o cliente já pode solicitar a portabilidade. O banco não pode negar esse serviço, pois é um direito de todo consumidor. Mesmo se estiver com dívidas, a portabilidade tem que ser feita sem o mito do desconto de 30%.

Desistiu da portabilidade? Saiba como cancelar!

Entenda a portabilidade de salário.

Portabilidade realizada dentro de 5 dias úteis, acontecerá da seguinte forma: a empresa depositará o salário na conta do banco escolhido por ela (aquele banco em que a empresa tem um contrato). Automaticamente, esse banco irá repassar o valor total do salário para o banco escolhido pelo trabalhador, a exceção é se você tiver algum crédito vinculado a seu salário, onde tenha autorizado o banco a descontar algum valor.

Os bancos têm até 12 horas para fazer esta transação. Assim, o salário é depositado normalmente na data de recebimento definido pela empresa.

E se eu quiser cancelar a portabilidade?

Algumas pessoas fazem a portabilidade de salário mas, por algum motivo desejam cancelar esta transferência de salário, e voltar a receber diretamente no banco determinado pela empresa. Isso é possível, porém há a necessidade de se cancelar a conta do banco para qual havia solicitado a portabilidade e informar o banco no qual os depósitos são realizados.

O cancelamento da conta é um procedimento que difere de um banco para outro. Por isso, será preciso ir à agência do seu banco e verificar os procedimentos para cancelamento. Você pode consultar o link acima também com algumas dicas. Cancelada esta conta, é preciso informar ao banco que recebe os depósitos que a a partir de agora não será mais feita a portabilidade. O salário irá permanecer na mesma conta em que foi depositado.

Portabilidade vale a pena?

Se você já tem uma conta em um banco diferente do que a empresa exige, e se esse banco te atende muito bem, tem vantagens e benefícios importantes para você, a portabilidade é vantajosa sim, ainda mais se a conta for bem antiga. Mas se você não possui uma conta, provavelmente os bancos terão os mesmos benefícios, ainda mais se você não desejar uma conta corrente. Conta salário é a mesma coisa em qualquer banco. Então, só faça esta opção se realmente for fazer muita diferença. Caso contrário, fique com uma conta só, para evitar a necessidade de cancelar a outra conta, caso você desista.

[/caption]

Comentários
  1. Ivo Solano
    • Flávio
  2. Eline
    • Flávio
  3. Wesley
    • Flávio
  4. Aureliano Serpa
    • Flávio
  5. Jeferson
    • Flávio
  6. Fernando
    • Flávio
  7. Ines
    • Flávio
  8. Simone Jesus
    • Flávio
  9. Jane
    • Flávio

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *