Posso Ter uma Conta Corrente no Exterior?

Ser correntista em outro país pode ser uma alternativa para quem quer fugir do IOF em pagamentos internacionais. Veja como abrir a conta no Banco do Brasil e HSBC.

Escrito por Flávio Mariano

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Existem alguns motivos para você querer ter uma conta corrente no exterior, desde a necessidade de passar mais tempo em terras estrangeiras, receber por trabalhos como freelancer, até o investimento em bolsas internacionais e criptomoedas.

Seja qual for sua necessidade, precisa saber como abrir uma conta internacional e também qual é a melhor opção do mercado considerando taxas, tipos de moedas e outras facilidades, certo? Aqui listamos algumas instituições com soluções em multimoeda para você:

Melhores contas internacionais em 2021
1. C6 BANK
2. BS2
3. Banco do Brasil
4. HSBC
5. Wise

A seguir, veja todas as informações que você precisa para ter uma conta corrente no exterior.

Posso abrir uma conta corrente em outro país?

Sim, é possível abrir uma conta corrente em outro país estando no Brasil ou durante viagens mais longas e intercâmbios. Dependendo do banco escolhido, o correntista fica isento de tarifas se mantiver um saldo mínimo de US$1 mil.

As transferências para a conta no exterior podem ser feitas pela internet, a partir uma conta corrente daqui, com IOF de 0,38% e dólar comercial. Para movimentar o saldo, o cliente recebe uma cartão de débito e pode utilizá-lo para compras e pagamentos.

Além disso, quem tem uma conta no exterior pode fazer saques em caixas eletrônicos, com tarifa média de US$2 por transação. Assim, os custos totais das transações pode ser menor que o de pagamentos com cartão de crédito, cartão pré-pago e cheques de viagem, dependendo dos valores e do modo como o viajante utiliza essas formas de pagamento.

Cartões de débito do BB Americas
Cartões de débito do BB Americas

Banco do Brasil das Americas

Banco do Brasil


Em 2012 o Banco do Brasil adquiriu o antigo Eurobank, que passou a chamar Banco do Brasil Americas. Por isso, qualquer cliente da instituição pode abrir uma conta na empresa estrangeira, aproveitando os benefícios que mencionamos anteriormente.

Para abrir uma conta no BB Americas, o cliente brasileiro deve entrar em contato por e-mail. Primeiramente, é preciso acessar a página: www.bbamericas.com/br/contatos/. Lá é possível encontrar informações sobre como contatar o banco em português. O e-mail para envio da mensagem sobre abertura de conta é csc@bbamericas.com.

HSBC

Os cliente do banco HSBC também têm a possibilidade de abrir uma conta em outro país (EUA e Europa) daqui do Brasil. O próprio banco encaminha uma solicitação para o International Banking Center (IBC) indicando o cliente e, se não houver nenhum tipo de restrição, a conta à distância é aberta.

HSBC

Para solicitar a abertura da conta é necessário ser correntista do HSBC. O interessado deve procurar o seu gerente de relacionamento para dar início ao processo. Se o procedimento for possível, o IBC entrará em contato por e-mail enviando todos os formulários para a abertura da conta. Esses documentos devem ser entregues ao gerente seu gerente no HSBC.

Quando tudo for resolvido, o HSBC entrará em contato para passar as informações da conta no exterior. O cliente receberá os cartões em seu endereço aqui no Brasil e poderá fazer transferências a partir de sua conta corrente comum.

É importante notar que o HSBC manifestou o desejo de desfazer de suas operações no Brasil. Caso isso aconteça, pode não ser uma alternativa viável.

Vale a pena ter uma conta em outro país?

Antes de abrir uma conta em outro país para fugir do IOF é importante verificar se todos os custos irão realmente compensar os gastos com impostos. Para começar os valores transferidos para a conta internacional precisam ser declarados no imposto de renda, o que pode ser um problema. Além disso, o cliente fica presos às taxas de câmbio praticadas pelo banco.

Por outro lado, a abertura de uma conta permite que o cliente acompanhe a cotação da moeda em questão. Assim, é possível aproveitar as melhores cotações para ter um saldo disponível em suas viagens. A facilidade de realizar as transações pela internet e ter um cartão para pagamentos com segurança é outra vantagem. É fundamental ponderar todos esses pontos a fim de verificar se a abertura da conta vale a pena para você.

  1. Marcos Pimentel

    Vcs conhecem o N26 ? Vale pena abrir uma conta lá?

  2. Suelaine

    Nesse caso se eu abrir uma conta corrente no HSBC eu posso abrir uma no exterior tambem?E além disso fazer transferências de la aqui pro Brasil

  3. Rafael Bacelar

    Os rendimentos que terei nessa conta, eu vou precisar declarar no imposto de renda também?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp