Qual o prazo de estorno do DOC? e do TED?

As transferências de valores são a base das principais relações comerciais na nossa sociedade atual, mas sua importância não a protege de erros. Se você já cometeu algum engano na hora de informar o número de uma conta bancária, por exemplo, sabe bem do que estamos falando.

A boa notícia é que se você enviou seu dinheiro para a pessoa errada, existe a possibilidade de corrigir o engano. Na verdade, quando os dados de uma transferência são divergentes, temos os chamados estornos, que podem ser automáticos ou basta informar ao banco sobre o incidente e pedir a devolução dos recursos.

Mas você sabe quanto tempo demora um estorno? É sobre isso que iremos conversar hoje.

Prazo de Estorno

Nas duas situações que serão tratadas aqui, alguns erros mais graves podem acarretar no cancelamento automático. Veja alguns exemplos deste tipo de situação:

  • Informar um número de conta inexistente;
  • Informar um número de agência inexistente;
  • Informar números de agência/conta incompatíveis;
  • Entre outras situações.

No geral, nesses casos o banco entre em contato com o emissário da transferência informando da devolução do dinheiro. Mas existe a possibilidade da transação ser realizada para a conta de outra pessoa, nesses casos o prazo disponível para que o estorno seja concluído varia de acordo com o tipo de transação que foi escolhida.

Documento de Ordem de Crédito – DOC

Caso sua transferência tenha sido realizada através de uma DOC, o prazo para estorno é de 2 (dois) dias úteis. Após esse período o dinheiro será creditado novamente na conta do emissário. Mas existem opções que prometem uma resposta mais rápida, como as TEDs.

Se sua operação foi feita através de uma transferência eletrônica disponível os prazos para estorno também são diferentes, entenda:

estorno

Conheça os prazos de estorno do TED e DOC

Transferência Eletrônica Disponível – TED

Caso ao transferir você tenha optado por fazer uma TED, o tempo de resposta aqui é bem menor. Segundo uma resolução do Banco Central, desde 2015 pedidos de devolução de recursos, devido a erros na identificação da conta destinada terão o prazo de 1 (uma) hora para ser atendidos.

Neste caso, assim como a liberação dos recursos é bem mais rápida, cerca de 10 minutos, a correção do erro também. Vale ressaltar que o prazo de 60 minutos começa a contar a partir do momento em que a instituição financeira de destino recebe a operação em questão.

De toda forma essa situação pode desencadear uma série de problemas e dar trabalho para quem teve seus recursos extraviados. Por isso, quando for realizar uma transferência de valores (principalmente quantias maiores) tenha em mente a necessidade de conferir os dados e confirmar se a digitação foi feita corretamente.

Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que temos o maior prazer em te ajudar.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *