Quais e Quantos São os Números dos Cartões de Crédito?

Cada cartão de crédito é único. O que dá a cada um deles características próprias é o número do cartão, normalmente impresso na parte da frente do cartão. Além dele, os cartões também possuem outros números e dados essenciais, que garantem a segurança das transações e a titularidade da forma de pagamento. Por isso, é muito importante que o usuário conheça esses números e os mantenha em sigilo para que os dados não sejam apropriados por pessoas mal intencionadas.

Qual é o número do cartão?

Os cartões de crédito possuem um número de identificação. Não existem produtos com números iguais, exceto nos casos de clonagem. Quando você cancela um cartão que foi perdido ou roubado, o novo é emitido com um novo número. O mesmo acontece caso o cartão passe da data de vencimento, exigindo que um outro plástico seja impresso com um número de identificação diferente.

O número do cartão é impresso em alto relevo na parte da frente do cartão de crédito. Em alguns plástico ele também aparece em baixo relevo atrás, abaixo da tarja magnética. Nos cartões com as bandeiras Visa e Mastercard, a sequência é composta por 16 dígitos separados em conjuntos de 4 números. Já nos cartões Amex, o número tem apenas 15 dígitos. Nos cartões Diners a composição inclui 14 dígitos.

O número é composto por 16 dígitos e aparece em alto relevo no meio do cartão. Logo abaixo o nome do titular e a data de validade (que entenderemos melhor abaixo). No canto inferior à esquerda temos a bandeira, que define a aceitação do cartão.

Importante: o número de identificação do banco, BIN, corresponde aos 4 primeiros números do cartão Visa.

Observe os números do Cartão Visa como exemplo

Observe os números do Cartão Visa como exemplo

Data de Vencimento

Quando são emitidos, os cartões passam a ter uma data de validade. Ela varia conforme o contrato, mas costuma ser de 3 ou 5 anos. Assim, um cartão feito em outubro de 2015 pode valer até outubro de 2018, por exemplo. A data é impressa na parte da frente do cartão (ver modelo acima). A sequência geralmente é composta por mês ano, da seguinte forma: 10/18, indicado que o cartão vence no mês 10 (outubro) do ano de 2018. As administradoras geralmente enviam um novo cartão antes que o anterior vença. Caso isso não aconteça, entre em contato com a empresa para solicitar o produto com data atualizada.

Código Verificador

O código verificador, também chamado de código de segurança ou CSC (Card Security Code) é uma sequência numérica que serve para tornar as transações com o cartão mais seguras. Diferentemente dos outros números, o código é impresso em baixo relevo e não está incluído nas informações da tarja magnética. Dessa forma, somente quem está com o cartão em mãos pode informar o número.

Os cartões Mastercard utilizam a sigla CVC2 para denominar o código, enquanto a Visa usa CVV2. Em ambos os tipos, o número é composto por 3 dígitos e pode ser encontrado na parte de trás do cartão, abaixo da tarja magnética. A Amex utiliza a sigla CID e imprime o código de segurança com 4 dígitos na parte da frente de seus cartões.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *