Como receber um cheque sem conta em banco?

Sabemos que o uso dos cartões de crédito e de débito tem aumentado muito nos últimos anos. Hoje em dia, essa é a forma de pagamento mais usada no mundo inteiro, já sendo mais da metade das compras pagas pelo dinheiro de plástico.

Por isso, o uso dos cheques tem diminuído bastante. Porém, ainda existem muitas pessoas que usam os talões de cheque para fazer seus pagamentos. Apesar doreceio de receber um cheque, primeiro por medo de ser um cheque sem fundos, e segundo porque nem todos sabem como fazer para descontar um cheque, principalmente se não tem conta em banco.

O que fazer ao receber um cheque?

Se você está recebendo o cheque de uma pessoa que você confia, não há porque ter medo. Tenha sempre o endereço e telefone da pessoa, pois se algo der errado, você tem onde procurar.

E para receber o seu dinheiro, basta ir até uma das agência do banco emissor do cheque recebido. Se você possui uma conta corrente, seja no mesmo banco ou em outro, o valor será depositado imediatamente, você só precisa apresentar seus documentos pessoais, que provam que é você mesmo o dono da conta.

Mas se você não tem uma conta bancária, não precisa se preocupar e nem pense que não pode receber cheques como pagamento.

Nesse caso, você terá que ir diretamente na boca do caixa, dentro da agência do banco emissor. Leve um documento pessoal com foto e informe ao atendente que você não possui conta em banco. Assim, você conseguirá sacar o dinheiro sem maiores problemas.

Recebeu um cheque, mas não tem conta em banco? Saiba o que fazer!

E se o cheque for cruzado?

O cheque cruzado é aquele que é preenchido com dois traços paralelos na diagonal superior. Se o cheque for cruzado, significa que não há a possibilidade de receber o dinheiro em mãos. A única opção é o depósito em conta.

Nesse caso, você pode fazer o endosso do cheque, que é nomear outra pessoa, de extrema confiança, que tenha uma conta corrente em algum banco, para receber o depósito para você. O valor será então depositado na conta dessa terceira pessoa, que posteriormente lhe passará o valor depositado. Por isso, é muito importante que essa pessoa seja realmente de confiança, para que não tenha problemas na hora de receber o seu dinheiro.

Quando for receber um cheque, é interessante avisar a quem está preenchendo que você não tem conta em banco, pois assim evita-se que se cruze o cheque, pois depois de preenchido, não tem como desfazer.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *