Segunda Via de Boletos do Banco do Brasil

Os boletos bancários são usados para diversos fins. Com eles podemos pagar contas, cobranças e compras feitas pela internet, por exemplo, de forma mais simples e prática. O boleto, também chamado de bloqueto, é um documento basta utilizado aqui no Brasil como instrumento de pagamento, seja por um produto adquirido ou por um serviço prestado. Por meio dele, o emissor consegue receber do pagador o valor pré-definido pela transação.

Estima-se que, em média, 50 milhões de boletos bancários sejam liquidados todos os meses em nosso país. O número mostra como a utilização do instrumento de pagamento é ampla.

Existe uma padronização nas características gerais de um boleto bancário, independente do banco que o emitiu. Esse formato foi desenvolvido pelo CENEABAN e padronizado pela FEBRABAN, possibilitando que todas as instituições utilizem o mesmo modelo na hora de emitir o boleto.

Na prática, o boleto é um título de cobrança que pode ser quitado em estabelecimentos conveniados até a data de vencimento.  Antigamente, o pagamento somente poderia ser feito em agências bancárias. Hoje em dia , no entanto, é possível pagar o boleto bancário por intermédio do código de barras em caixas eletrônicos, internet banking e aplicativos para celular. Além disso, casas lotéricas, supermercados, farmácias e outros estabelecimentos também estão credenciados para receber os pagamentos de alguns boletos.

A data de vencimento é uma das informações mais importantes de um boleto bancário, porque após a data estabelecida ele poderá não ser recebido. Alguns modelos contém informações específicas sobre como proceder em caso de atraso, informando o valor da multa ou juros relativos àquela cobrança. No entanto, na maior parte das vezes é preciso procurar o banco que emitiu o boleto vencido para que ele seja atualizado para o pagamento.

Segunda Via de Boletos do Banco do Brasil

Para sorte de todos nós, atualmente os bancos facilitam bastante o processo de atualização de um boleto vencido. Mesmo após a data de vencimento, é possível calcular os juros (quando for o caso) e efetuar o pagamento sem a necessidade de comparecimento a uma agência bancária.

A atualização de boletos pela internet torna tudo bem mais simples. Se você tem um boleto vencido do Banco do Brasil, o processo de emissão de uma segunda via é muito rápido. O primeiro passo é acessar a página BB – 2ª Via de Boleto de Cobrança. Lá você encontrará um formulário para preencher com os dados do seu boleto vencido. Por isso, é muito importante tê-lo em mãos quando for fazer a atualização.

Observe a imagem:

Formulário para solicitação de 2ª via do boleto BB

Formulário para solicitação de 2ª via do boleto BB

Você deverá informar os números da linha digitável (que usamos para o pagamento). Também é possível emitir a 2ª via usando o número do documento ou o nosso número, além do CPF/CNPJ do cedente e do sacado. Para finalizar, digite o código da imagem e clique em “confirmar”. Se ocorrer algum problema, é possível que você tenha digitado algum campo errado. Confira cada um deles e confirme o envio novamente.

Atenção: existe hoje em dia o golpe do boleto, que emite documentos falsos para pagamento. Fique de olho para não ser mais uma vítima da ação de golpistas. Somente imprima ou emita a segunda via no site do banco.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *