Como Pagar a Taxa de Licenciamento do seu Veículo

Janeiro é marcado no calendário dos brasileiros, como o mês das contas extras e do pagamento de impostos e mais impostos. São despesas como matrícula e material escolar, impostos sobre habitação, aumento do preço de diversos serviços essenciais, impostos sobre veículos e muitos outros.

Taxas essas que pesam no orçamento e fazem muita gente começar o ano no vermelho. Saiba como pagar essas taxas, em dia e tire suas dúvidas sobre a hora de quitar o Licenciamento obrigatório de seu veículo, evitando multas e afins.

Como Pagar a Taxa de Licenciamento

A Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo é a forma de garantir a renovação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O valor da taxa em 2018 para o estado de Minas Gerais é R$ 92,66 e pode ser pago junto à guia de pagamento do IPVA ou separadamente, através de dois canais disponíveis:

Diretamente no Guichê: 

Nesse caso basta ter em posse o número do RENAVAM do veículo e se encaminhar aos caixas ou terminais de autoatendimento dos bancos conveniados, para realizar o pagamento. Se optar por esse meio de pagamento vale ficar atento a lista de bancos e instituições financeiras parceira. Veja:

  • Banco do Brasil;
  • SICOOB;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Casa Lotérica;
  • HSBC;
  • Mercantil do Brasil;
  • Santander;
  • Banco Postal;
  • Mais BB.

Através da Guia de Arrecadação:

Outra opção para o pagamento do imposto é gerar uma guia de recolhimento e realizar a quitação do valor devido através do pagamento do boleto. Dessa forma pode ser utilizado os canais de atendimento convencionais dos bancos citados anteriormente, ou pagar através de internet banking e afins.

Para gerar essa guia de pagamento, siga o passo a passo, que será apresentado a seguir:

  1. Acesso o o portal de emissão da DAE;
  2. Informe o número do RENAVAM do seu veículo;
  3. Selecione o ano de exercício;
  4. Clique em continuar e pronto!
licenciamento

Saiba como pagar o Licenciamento Anual em Minas Gerais

Será gerado um boleto que deve ser pago em dia. Você também pode pagar o licenciamento através da guia de pagamento do IPVA. Para isso, acesse o portal referente a guia do IPVA, clicando aqui, e realize o mesmo processo descrito para a emissão da DAE do licenciamento.

O prazo para pagamento da taxa vai até o dia 02 de Abril. Veículos com alguma pendência no pagamento do licenciamento, do IPVA, seguro DPVAT, ou que tenha alguma multa em aberto não receberão o documento 2018 e portanto vão rodar em situação irregular. Dessa forma o motorista fica passível das penalizações cabíveis, caso o veículo seja flagrado rodando normalmente, no trânsito de seu município.

De modo geral, o preço e o procedimento para o pagamento das taxas podem ser diferentes dependendo do estado em que o veículo foi emplacado. Caso o emplacamento não seja de Minas Gerais, acesse o site do Detran do seu estado e procure pelo canal com orientação que estará disponibilizados no menu “Veículos” do portal.

Para facilitar o seu acesso, na lista abaixo você encontrará o valor do imposto e o link para as orientações de pagamento nos outros estados do sudeste do Brasil. Vamos a Lista:

*Valor disponível mediante consulta, por meio do número do Renavam, no site oficial de cada estado.

Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que teremos o maior prazer em te ajudar.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *