Diferença Entre Dólar Comercial, Turismo e Paralelo

O dólar chegou recentemente a seu topo histórico, chegando à casa dos R$4,21 a taxa de conversão dólar-real. Com isso, não se falou de outro assunto nos jornais e noticiários sobretudo, depois da intervenção do Banco Central em conter este avanço da moeda norte americana. Quem vai viajar em breve ter precisa ter cautela e os turistas que gastaram no cartão de crédito recentemente estão sofrendo com a surpresa do câmbio elevado.

Apesar dessas notícias sobre a cotação do dólar serem bastante recorrentes na vida dos brasileiros, nem sempre sabemos exatamente como funciona o câmbio. A maior parte das pessoas têm dúvidas na hora de adquirir dólares ou de escolher a melhor forma de pagamento em viagens para o exterior.

Pensando nisso, hoje vamos esclarecer um pergunta bastante comum: qual é a diferença entre dólar comercial, dólar turismo e dólar paralelo?

O que é o dólar comercial?

Partindo do nome, fica fácil perceber que o dólar comercial é usado nas operações comerciais, sejam elas de compra ou de venda. Assim, empresas que atuam no ramo de exportação e importação se pautam na cotação do dólar comercial para realizar suas transações. Além do setor empresarial, o nosso governo também utiliza essa cotação para as negociações feitas com outros países. Dessa forma, o pagamento de dívidas externas, por exemplo, é feito com base no dólar comercial.

No dia a dia do cidadão comum, o dólar comercial só serve para brasileiros que vivem em outros países e pegam empréstimos em instituições registradas pelo Banco Central. Somente nesses casos o valor do dólar comercial interfere na vida de uma pessoa física.

Entenda os diferentes tipos de cotação do dólar

Entenda os diferentes tipos de cotação do dólar

O que é o dólar turismo?

Agora sim vamos tratar da cotação do dólar que realmente interessa ao consumidor brasileira. É essa taxa que vai pautar todas as transações feitas no exterior, bem como a compra e venda de moeda aqui no Brasil.

Se você viaja para o exterior e faz compras em dólar com o seu cartão de crédito, por exemplo, será usada a taxa de câmbio do dólar turismo no dia do fechamento da sua fatura para definir o valor das despesas em reais. Além disso, o dólar turismo serve para cartões pré-pagos, compra de passagens, aquisição de dólares em casas de câmbio e outras transações semelhantes.

Quem observa os noticiários já deve ter observado que a cotação do dólar turismo é sempre um pouco maior que a do dólar comercial. Por isso, é muito importante ter atenção para verificar corretamente qual será a taxa usada em suas operações comerciais fora do país.

O que é dólar paralelo?

Até agora, falamos somente dos tipos de dólar que são supervisionados pelo Bacen. No entanto, existe uma grande quantidade de moeda circulando paralelamente ao mercado financeiro. Isso acontece porque em situações de impedimento legal ou também pela ausência de registro adequado, pessoas físicas e jurídicas são impedidas de operar regularmente no mercado de câmbio.

As operações ilícitas como lavagem de dinheiro, sonegação de impostos e o tráfico utilizam o dólar paralelo. Os doleiros são pessoas que comercializam o dólar no mercado paralelo e podem ser condenados pelo crime federal de evasão de divisas.

Dica importante: caso você queira acompanhar a cotação do dólar, acesse o SISBACEN – Sistema de Informação do Banco Central.

[/caption]

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *