Consigo a Assinatura Eletrônica fora da Minha Agência Caixa?

Hoje em dia utilizamos os smartphones para resolver grande parte da nossa vida, seja bancária, no trabalho, etc. E é por isso que os bancos oferecem aos clientes a opção de realizarem os serviços, como transferências e pagamentos, utilizando apenas o telefone. Isso facilita muito nossas vidas e economiza o tempo de iremos até as agências. Porém, para autorizar a efetivação dos serviços virtualmente, o cliente da Caixa Econômica Federal precisa da assinatura eletrônica.

A assinatura eletrônica é solicitada toda vez que o cliente vai realizar uma movimentação na sua conta, seja pelo aplicativo ou pelo Internet Banking. Ainda, as pessoas vão até as agências para solicitar ao gerente de contas esta habilitação, mas na verdade você pode se cadastrar pelo autoatendimento ou aplicativo, exceto se for conta múltipla ou conjunta simples. É mais rápido, simples e você pode fazer na hora que melhor lhe atender.

Como cadastrar minha assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica pode ser feita pelo autoatendimento ou pelo aplicativo. Porém, apenas se seu cartão for de débito ou só de crédito. Se seu cartão for múltiplo, possui débito e crédito, você deve ir até uma agência.

Além disso, existem dois tipos de assinatura, a simples e a múltipla. A simples é para contas que possuem um titular ou mais, onde todos fazer movimentações livremente. Neste caso ele terá 6 dígitos numéricos. Ela pode ser feita diretamente pelo aplicativo ou terminal.

Porém, se sua conta for conjunta e pelo menos duas pessoas precisam assinar para que alguém possa fazer uma transação bancárias, a assinatura terá 8 caracteres alfanuméricos, com letras e números. Ela não deve possuir caracteres especiais, espaços em branco, sequência simples, sequência alternada ou mais de duas letras ou números repetidos. Ela será feita primeiramente pelo seu gerente e após isso, alterada por você no aplicativo.

Cadastre sua assinatura pelo aplicativo Caixa.

Saiba como cadastrar sua Assinatura Eletrônica fora da agência, pelo aplicativo.

Aplicativo e Autoatendimento

Pelo aplicativo, você deve primeiro baixar, na Google Play ou Apple Store, o app da Caixa. Caso você não tenha o cadastro, clique em “Não tenho usuário”. Leia o regulamento e clique no seu aceite.

Preencha seus dados pessoais, como nome, CPF e data de nascimento. Não adicione caracteres especiais, como ç, ou acentue o seu nome. Depois, preencha a Agência, Tipo de Conta, Número da Conta e Senha da Conta. A senha inicial será a mesma que você utiliza para saques e compras no seu cartão de débito.

Após isso, cadastre seu usuário e senha. O usuário deve ter de 10 a 20 caracteres com letras e números, sem caracteres especiais, acentuação ou espaços em branco. Com ele você poderá acessar todas as suas contas, pelo aplicativo ou computador.

Já a sua senha deve ter de 6 a 8 caracteres, também com letras e números. Não é recomendado que ela seja igual a outras senhas ou que seja a data do seu aniversário, número do telefone, nome de pessoas, dentre outros códigos de fácil adivinhação.

Alterar assinatura eletrônica pelo aplicativo

Se você já for usuário, este processo já foi feito. É importante que haja o cadastramento da assinatura eletrônica para que você realizar transações, pagamentos, recargas e outros serviços pelo aplicativo e computador. Sem a assinatura estes serviços não estarão habilitados, e você poderá apenas consultar sua conta. Outros bancos chama essa assinatura de Token eletrônico.

Passo 1 – Aplicativo: No seu aplicativo, clique em “Senhas e Configurações”, selecione a opção “Senhas e Acesso” e a opção “Assinatura Eletrônica”. Depois, clique em “Cadastrar Assinatura” e aceite o termo de uso. Caso este último botão não esteja disponível, você se encaixa em alguma das exceções e deve procurar sua agência. Ou então, já tem uma assinatura eletrônica cadastrada e deve pedir para o seu gerente exclui-la.

Passo 2 – Caixa Eletrônico: Informe a sua assinatura eletrônica e clique em “Confirmar”. Depois disso, deve ir até o terminal de autoatendimento e seguir o caminho a seguir: Outros Serviços > Senhas e validações de acessos > Desbloqueio de Assinatura Eletrônica.

Pelo autoatendimento, basta seguir o mesmo caminho acima. Mas, no lugar de selecionar o desbloqueio, clique no cadastro.

Telefone: Caso seu cartão não possua chip, peça ao seu gerente para que ele faça a sua assinatura eletrônica. Pode ser até mesmo pelo telefone. Ele vai fazer um cadastramento provisório, que expira em até 15 dias úteis. Para que ela não expire, entre no Internet Banking, acesse “Senhas e Configurações”, “Senhas e Acesso” e “Assinatura eletrônica”. Escolha a conta que deseja e clique em “Alterar Assinatura”.

Caso você tenha esquecido sua assinatura, peça a criação de uma nova na agência e faça o mesmo processo de alteração acima. Também, se tiver deixado sua assinatura provisória expirar, terá que pedir outra.

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