Ainda bem que hoje em dia não precisamos tanto das agências bancárias. Afinal, o horário de funcionamento delas é bem restrito. Diferentemente do comércio em geral, que funciona oito horas por dias, os bancos ficam abertos, de um modo geral, durante apenas cinco horas. Na prática, quem precisa ir até uma agência acaba tendo que se planejar melhor.
Primeiramente, é preciso entender por que os bancos ficam abertos durante um período tão curto do dia. A regulamentação do horário de funcionamento vem do Banco Central e traz algumas exigências para os bancos. No entanto, o Bacen entende que existem vários serviços bancários que precisam ser realizados com as portas fechadas.
Quem trabalha em um banco sabe que não existe uma grande diferença entre o horário feito lá e em outros estabelecimentos comerciais. O funcionário quase sempre chega 1 horas da hora de abertura do banco e continua trabalhando até 2 horas depois do fechamento, o que dá, no total, 8 horas de trabalho diárias.
Horário de funcionamento dos bancos
Os bancos podem decidir o horário em que funcionarão, porém seguindo as exigências do Banco Central. De acordo com a lei brasileira, o horário de funcionamento deve ser o seguinte:
- de 10h às 16h nas capitais;
- de 11h às 16h nas cidades do interior.
O Bacen exige que os bancos fiquem abertos durante 5 horas ininterruptas durante o dia, com atendimento obrigatório de 12h às 15h. Esse atendimento obrigatório se destina a algumas situações especiais, como em dias que antecedem datas festivas, na quarta-feira de cinzas ou em períodos de crise energética, por exemplo.
Em cidades onde há apenas uma agência de banco múltiplos com carteira comercial (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica e etc), ela não é obrigada a cumprir os horários de funcionamento estabelecidos pelo Banco Central – o que explica porque a agência da cidade onde os meus moram fica fechada para almoço, algo que sempre me intrigou.
Dias em que os bancos não abrem
Os bancos devem funcionar de 2ª a 6ª feira. Nenhuma agência precisa abrir aos sábados, nem aos domingos e feriados. Ainda segundo o Banco Central, os dias em que os bancos não podem abrir são os seguintes:
- sábados, domingos e feriados;
- segunda-feira e terça-feira de carnaval;
- dia de Corpus Christi;
- dia 2 de novembro;
- último dia útil do ano.
Os feriados municipais, estaduais e feriados são decididos conforme as suas respectivas leis. Assim, é preciso saber quais são os feriados que acontecem em sua cidade. Existem ainda os momentos de greve, em que as agências podem ficar fechadas durante longos períodos.
O que fazer quando a agência está fechada?
A solução para quem precisa fazer um serviço e não encontrou a agência aberta é ir até uma casa lotérica, que oferece vários serviços, principalmente para clientes da Caixa. Os clientes do Banco do Brasil também podem contar com os serviços do Banco Postal nas agências dos Correios. Dependendo de qual é a transação, você ainda pode recorrer aos caixas eletrônicos e internet banking. Os saques podem ser realizados nos terminais da rede Banco24Horas. Alguns estabelecimentos comerciais, como supermercados, aceitam o pagamento de contas e boletos.
Ok , das 10hs às 16hs em dias da semana. Obrigada
Se eu chego na porta giratória as 16:00, serei barrado?
Hoje não pude ir trabalhar pois fui passar meu cartão não passou e até agora estou aqui esperando pó tá dar horário
Se eu chego na porta giratória as 16:00, serei barrado? Ou as 16:01? Pq se for barrado as 16 HS o horário correto de funcionamento seria as 15:59.concordan! Pois há bancos só abrem as portas as 11:00. E mais alguns minutos .
Porque os bancos delegam suas atividades para as casas lotericas? porque o horário das casas lotericas não seguem o esquema dos bancos?
São entidades diferentes com funções distintas.
Podia dormir sem essa né Evandro, afinal só queremos saber o horário de funcionamento dos bancos, ao público externo. E tenha um trabalho.
Os horários de abertura e fechamento do banco são no horário de verão ou no horário local?
Horário local.
Sem falar que toda agência tem que mandar o arquivo de abertura e fechamento sem estes procedimento todas as transações em bacth ficam suspensas( compensação de cheque, processamento de extratos transferência de pagamentos, processamento de boletos, folha de pagamento, etc.) Isto é enquanto a última agência não fecha todo sistema bancário fica parado, e se demorar não dá tempo de iniciar a abertura das agências na dia seguinte.
Ótimo complemento, Flávio.
Obrigado por contribuir.
A questão na maioria das vezes não é o bancário e sim o banqueiro quando se trata das instituições privadas, que poderia sim fazer turnos de trabalho e manter as agências abertas por mais tempo sem prejudicar os funcionários, porém, temos que considerar que existe um sistema que opera em background que precisa ser consolidado, feito cópias de segurança, atualizações diversas que mesmo com toda a tecnologia existente demanda tempo para que estejam preparados para o dia seguinte.
Quanto aos bancos públicos, principalmente a tal da Caixa Econômica, é de dar dó. Funcionários arrogantes, despreparados e cheios de má vontade de resolver o problema do cliente, sem falar que atualmente a agressividade da CEF para vender produtos virou coisa de polícia. Se vai comprar um apartamento financiado, a CEF condiciona a taxa a ser aplicada, a aquisição de cartões de crédito e seguros diversos, caso contrário paga uma taxa mais alta. Então que se privatize CEF, Correios, Banco do Brasil dentre outros.
Qdo vou ao banco o que me interessa e o bom atendimento. Rapidez e cortesia, Competência , eficácia e eficiência de quem esta atras do balcão. Jamais vou pensar oque que faz quando o banco esta fechado ao público.
Banco é igual loja aberta para a venda de algum produto. O produto deles é administrar o dinheiro dos outros. Portanto, deveria ter o horário e os critérios de funcionamento igual a loja de produtos a venda. Ou seja, deveria ser também afetado pela concorrência, promoções e ofertas dos outros similares. Assim, o cliente passaria a ser o alvo principal e maior beneficiário, como é no mundo das lojas de outros produtos.
Mas é assim, Enrique.
Cada banco tem sua carteira de produtos a oferecer, meios de transações etc.
concordo plenamente com você cide. estive em um banco esta semana para desbloquear meu cartão e tive que ficar esperando 40 minutos para ser atendido , oque levou menos de 5 minutos. Eles ainda acham que estão certos. abraço.
Se comparado com outras classes trabalhistas, mesmo 8h por dia de segunda a sexta, ainda é pouco. Já o coitado, trabalha pesado 8h por dia de segunda a sábado. O professor ganha pelas horas em sala e não nas que trabalha fora, quem prepara a sala do médico não é ele e os aviões são preparados por outras equipes não pelo piloto, não tem nada haver com o que está falando. Na real! A sociedade está cansada de filas gigantes, poucos atendentes e um absurdo de greves gigantes. Mas fiquemos tranquilos, porque dependeremos cada vez menos destes.
Não vem falar, “quem mandou não estudar”, com esses bancos parecendo desfile de moda.
Os professores corrigem as provas ou preparam novas aulas durante as aulas?
Os médicos e cirurgiões preparam a sala de operações com o paciente deitado na maca?
Os aviões são limpos, preparados e abastecidos com os passageiros nos assentos?
Esta página foi construida enquanto estava disponível na rede?
Entende agora porque os funcionários dos bancos começam a trabalhar antes do atendimento e continuam depois !!!!
O que falta é a capacidade de se colocar no lugar do outro, do outro lado do balcão, tanto para que atende como para quem é atendido. Falta visão do todo, visão periférica.
Falar para ter audiência é fácil. Falar o que é certo não traz interesse ao público geral, “o povo quer fofoca”.
Não falta nada, Evandro. Está indicado que há jornada fora do atendimento. Qual o problema? A classe dos bancários não está menosprezada pelas informações.
Quem pesquisa não quer saber o que se faz antes ou depois, quer saber quando está aberto e quais as regras. Só.
Não precisa se ofender, mas ninguém quer saber como a página foi escrita, como um cirurgião separa seus equipamentos e esteriliza, quantas horas um professor lê fora da classe ou quanto um bancário trabalha de agência fechada… Isso já está na conta dos serviços prestados. Se todos forem preocupar com o que os outros fazem fora do momento de “contato”, ninguém faz nada da vida. Cada um que cuide do seu com primazia e deixe de coitadismo pelo que não é visto.
Imagine que ridículo seria escrever nesta matéria “caro leitor, aprecia este matéria e leia com bastante atenção, pois gastamos 2 horas e trinta minutos de nossas vidas escrevendo este texto especialmente pra você”. Isso não importa para quem quer ler. Também não importa o que é feito para preparar o funcionamento bancário. Importa que se tenha a resposta sobre os horários de funcionamento dos bancos. Se a matéria fosse sobre o background do sistema bancário, o título seria outro.
Ótimo, sem falar que nao são os médicos que preparam a sala e esterilizam o material, são trabalhadores específicos para isso. Hospitais funcionam 24h por dia, 7 dias da semana.
Além do mais os professores na maioria dos casos preparam e corrigem provas fora do horário de expediente
Além do mais os professores na maioria dos casos preparam e corrigem provas fora do horário de expediente
Perfeito. Educado. Coerente.
Parabéns.
Compreensão do sentimento do outro.
Evandro, meu querido!
Não é só os bancários que fazem “horas extras”, todo resto da população tem a mesma condição. Se os bancos acham que os funcionários atuais não dão conta do trabalho, deveriam contratar mais profissionais. E se os funcionários acham que estão à trabalho demais, tem de reclamar, pois a lei da jornada de trabalho está aí para isso. Todos sabem falar e “meter a boca no trombone” na internet, mas poucos tem coragem de levantar da zona de conforte, da cadeira confortável e ir até o gerente para negociar a jornada por medo de perder benefícios ou ser demitido.
Abraços.
Ha situações que foram muito bem pensadas antes de serem concretizadas,acredito que 5 horas de trabalho é mais que suficiente pra atender a demanda do cliente quando na verdade pouquinhos serviço necessitamos exclusivamente de caixa com funcionário
Os caixas eletrônicos e as lotéricas diminuiu muito as filas e os serviços ficaram bem distribuídos .Só existiu nesse processo facilitatorio o número de funcionários reduzidos .;.