O que é Registrato? Como descobrir Conta Bancárias e Empréstimos?

O Registrato é uma ferramenta disponibilizada pelo Banco Central do Brasil para que o próprio cidadão tenha acesso a suas informações de contas com bancos e crédito. Assim pode fechar uma conta que esqueceu de solicitar o encerramento, ou quitar uma dívida desconhecida por exemplo.

Apesar da importância do serviço, poucas pessoas conhecem o Registrato ou não sabem como ele funciona.

O que é o Registrato e como funciona?

Registrato significa “Extrato de Registro de Informações no Banco Central” e trata-se de um sistema administrado pelo Banco Central do Brasil, onde constam seus relacionamentos com instituições financeiras, ou seja, contas abertas em bancos ou outros tipos de vínculo. Além de informações sobre as suas operações de crédito, ou seja, empréstimos ou até mesmo dívidas que você tenha com instituições financeiras, mesmo aquelas do cartão de crédito..

Através do Registrato, o cidadão tem acesso a dois tipos de relatório. Veja quais são eles:

  • Cadastro de Clientes no Sistema Financeiro (CCS): Esse relatório mostra uma lista de instituições (bancos, financeiras, entre outras) com as quais você tem, ou teve, relacionamento. Isso facilita a encontrar contas abertas que você não se lembrava, por exemplo.
  • Sistema de Informações de Crédito (SRC): Através desse relatório, o cidadão consegue identificar informações sobre operações de crédito, sejam elas financiamentos, empréstimos, entre outras. Constam neste relatório todas as operações de valor igual ou acima de R$ 200, bem como a instituição onde o crédito foi contratado.

O Banco Central reúne nesse sistema a praticidade de trazer informações só podiam ser obtidas pessoalmente em uma central de atendimento ao público do Banco Central ou mediante o envio de documentos autenticados pelos Correios. Com o Registrato, as informações ficam todas mantidas no sistema do Banco Central e, assim, o cidadão pode fazer a consulta quando precisar.

Como ter acesso ao meu Registrato?

registrato internet banking

Cadastro por internet banking é a forma mais fácil de acesso

Há diferentes formas de acessar o Registrato, primeiro acesse ao site Registrato e, depois, verifique como poderá conseguir a senha de acordo com seu perfil.

Somente você ou quem você autorizar podem ter acessos as informações. As lojas e instituições não podem ter acesso ao sistema Registrato sem a sua autorização.

Clientes bancários que fazem uso de internet banking

O primeiro passo é obter a frase de segurança (válida por 48 horas e por uma vez. Expirando a validade, você deverá solicitar outra frase). Guarde essa frase em algum arquivo. Preencha seus dados e copie a frase de segurança fornecida no site do Banco Central.

Em seguida, acesse seu internet banking de qualquer banco. Normalmente estará na seção de Outros Serviços. Procure por  “BACEN”, “Auto Credenciamento Registrato”, “Validação da Frase de Segurança” ou algo semelhante.

Com a frase de segurança validada por seu banco, faça o cadastro para obter a senha de acesso no site do Registrato. Você poderá acessar o sistema com esta senha.

Quem não usa o internet banking

Quem não utiliza o internet banking, será preciso a se deslocar até uma das representações do Banco Central levando documentos de identificação pessoal para efetuar seu cadastramento e acessar o Registrato.

Com a senha de acesso, acesse o registrato e faça suas solicitações.

Através de certificado digital

Mesmo sem acesso ao internet banking, é possível acessar utilizando um certificado digital, que garante sua identidade junto ao BC. Para conseguir sua senha, faça o seguinte.

Insira o token no computador para comprovar sua identidade. E escolha o cadastro SEM frase de segurança. Faça o cadastro para obter uma senha de acesso ao Registrato e, com a senha de acesso garantida, acesse o registrato e faça suas solicitações.

Quais as vantagens do Registrato?

Através do sistema Registrato, você terá em mãos um resumo de das suas relações com instituições financeiras em apenas um lugar. Esse sistema te ajuda a identificar dívidas no cartão de crédito, cheque especial, financiamento, entre outras.

Além de te auxiliar na identificação de contas em bancos no seu nome e, com isso, te protege do endividamento através das taxas de serviços cobradas pelas contas que você esqueceu de fechar.

Os relatórios do Registrato ainda podem te ajudar a comprovar um bom histórico de crédito. Assim, você pode conseguir benefícios na contratação de um empréstimo, como taxas de juros menores, ou um prazo de pagamento facilitado.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *