Como Contestar e Cancelar uma Compra no Cartão BB?

Muitas vezes, quando compramos um produto e ele não é entregue, ou quando há detecção de uso indevido e fraude no cartão, os indivíduos não sabem como proceder. O procedimento a ser usado é a contestação. A contestação pode ocorrer em casos de serviços não prestados, como aluguéis de veículos e hotéis, quando há o valor incorreto da fatura ou compra parcelada mais vezes ou menos, e na ocorrência de recebimento de mercadorias com avarias ou diferente do que foi proposto inicialmente.

A contestação também é conhecida pelo termo chargeback. Apesar do cartão de crédito ser um facilitador, de uso muito comum atualmente, pode ser fruto de muita dor de cabeça, quando acontece tais situações. Porém, o Banco do Brasil oferece vários meios para que os clientes façam as contestações.

Neste post, além de esclarecer como realizar a contestação e iremos expor como este processo funciona. Abordaremos quais ações deverão ser tomadas quando nos depararmos com alguma incorreção na fatura de cartão de crédito, seja o não reconhecimento de uma compra, lançamentos duplicados entre outras muitas situações.

Como funciona e como realizar a contestação?

Inicialmente, é necessário entender que por meio da contestação é enviado formalmente ao banco uma reclamação detalhando o problema. O banco então irá analisar o caso, e sendo constatado o erro ou fraude, fará o reembolso devido. No momento da solicitação de contestação por fraude, o banco irá bloquear a cobrança ou emitir um crédito do valor na fatura do cartão. Se ao fim do processo, a resolução for de que a cobrança deve ser mantida, o valor será debitado normalmente.

Nas contestações ou cancelamentos que não se tratarem de fraude, deve-se primeiramente buscar a resolução direto com vendedor/estabelecimento como citado acima. Caso o problema não seja resolvido, o banco pode ser acionado para atuar como mediador da disputa. Enquanto não houver resolução, a cobrança será mantida normalmente.

Mesmo que você não tenha seguro em seu cartão e for constatada alguma fraude ou falha de segurança, o banco será obrigado a fazer o reembolso. Toda a responsabilidade pela segurança nas transações dos cartões são do banco, o consumidor só pagará pelo que realmente tiver comprado.

Banco do Brasil

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As contestações podem serem feitas por meio do Internet banking ou pela Central de Atendimento

O Banco do Brasil oferece as opções para o cliente realizar a contestação de forma online e presencial. Para realizar uma contestação pela internet no Banco do Brasil use este link. Por ele você será redirecionado para o Internet Banking do BB. Após isso, leia as instruções da página e depois envie os documentos solicitados para concluir o processo.

Feita pelo telefone, via central atendimento do BB, aplicativo Ourocard ou indo pessoalmente a uma agência do Banco do Brasil portando o cartão e documentos pessoais os indivíduos também conseguem solucionar sua situação. No verso do cartão, também há o número para se realizar a contestação. Os documentos pedidos devem ser enviados para o email cartoes.doc@bb.com.br. No assunto do email devem estar o nome completo do requisitante, número do CPF e protocolo da solicitação.

Quando há o pagamento do produto, mas não acontece a entrega do mesmo, a orientação do BB é de que primeiramente tente se resolver o problema direto com o vendedor/loja. Cancelamentos e alterações de valor podem ser realizadas direto por ele na máquina de cartão. Caso o problema não seja resolvido, o Banco do Brasil poderá atuar como mediador do caso. Geralmente este tipo de contestação mais simples é realizada rapidamente e o crédito é reavido em até três dias.

Neste link do banco é possível encontrar uma lista de quais situações o Banco do Brasil poderá ajudar como intermediário para cancelamento ou correções de transações com os cartões Ourocard.

Se a contestação for devida, o lançamento será feito na fatura em aberto, tornando-se desconto na fatura futura, caso a fatura atual já tenha sido fechada ou você já tenha efetuado o pagamento.

Para evitar tal problema, em que há todo o processo de contestação, os clientes devem tomar algumas medidas preventivas. Compre sempre em lojas conhecidas, em que tenha a certeza de que os produtos são de boa qualidade e que a entrega é garantida.

Ademais, não dê suas senhas para desconhecidos. O Internet Banking possui uma ferramenta, que habilita apenas o seu computador ou celular para realizar compras, transações e etc, sem utilizar o cartão. Então, é importante que estas informações fiquem resguardadas apenas a você, para evitar fraudes. Não realize compras online em redes de internet públicas, pois suas informações podem ser extraviadas e adquiridas por indivíduos que instalam vírus nas redes.

Estas atitudes fazem a diferença, pois as contestações podem ser realizadas rapidamente ou não. Portanto, é imprescindível que os indivíduos tomem cuidados, pois as contestações podem ser realizadas rapidamente ou não.

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Comentários
  1. Cristiane do amaral andrade

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