Como pagar um boleto com cartão? Vale a pena?

O cartão de crédito é uma ferramenta para fazer um gerenciamento de gastos, permitir compras online e empréstimos emergenciais. Ele é também uma linha de crédito que permite ao portador parcelar suas compras. Porém existe outra forma de uso dos cartões de crédito, que talvez você não conheça, que é para o pagamento de contas e boletos.

Com seu limite do cartão de crédito, você é capaz de pagar seus boletos e faturas e, até mesmo, a fatura de um outro cartão de crédito. Mas é preciso ficar atento que nem todas as contas são possíveis pagar desta forma e podem haver altos encargos sobre a transação.

Ao pagar uma conta utilizando o seu cartão de crédito, haverá cobranças de tarifas pelo uso desse serviço, inclusive IOF. O IOF é cobrado por se tratar de uma transação financeira, e toda transação financeira deve ter incidência de IOF. Além disso, dependendo do seu contrato do cartão poderá ser cobrados juros, semelhantes a um empréstimo e outras tarifas sobre o valor do boleto ou por utilização do serviço.

Vale a pena pagar contas no cartão de crédito?

Avalie as situações abaixo para entender se vale ou não a pena.

Se você não dispõe de dinheiro em suas conta corrente, tem urgência em pagar determinado boleto e seu cartão não cobra tarifas para este serviço. Neste caso pagar por cartão é uma boa opção afinal seus boletos não irão vencer e poderão lhe poupar alguns transtornos.

Se você dispõe de dinheiro para pagar o boleto, mesmo que não sejam cobradas tarifas no cartão, então não valerá a pena, pois haverá incidência do IOF e ficará mais caro do que simplesmente pagar o boleto original.

Já numa última situação, se o seu cartão cobra tarifas,  pagamento de suas contas através deste método deverá ser utilizado somente em último caso ou uma urgência, pois sairá bem mais caro.

Acumula Milhas? Um grande argumento que as pessoas utilizam para pagar boletos no cartão é o acúmulo de milhas. Isso era uma forma de turbinar as premiações e conseguir viajar com os pontos do cartão sem muitos gastos, mas esta possibilidade é praticamente inexistente atualmente, pois a maioria esmagadora dos cartões não acumula milhas por pagamento de boletos ou tarifas.

É possível parcelar os boletos no cartão de crédito?

Sim. Muitos cartões disponibilizam o pagamento de faturas com parcelamentos, porém o uso deste recurso possui além de tarifas e impostos, juros altos. Antes de fazer um parcelamento do boleto, reflita bem sobre esta ideia, pois embora pareça uma boa solução no momento sairá caro a longo prazo.

Alguns exemplos de cartões que parcelam boleto: Ourocard do Banco do Brasil, Itaucard, Caixa, Santander.

Como efetuar pagamentos de boletos pelo cartão

É possível o pagamento de boletos com o cartão de crédito de 3 formas, pelo aplicativo de celular internet banking e telefone. O pagamento não difere muito de outras formas, uma vez que você precisará ter acesso aos canais de atendimento do banco. Você deverá escolher a opção de pagamentos normalmente e, ao final, escolher a meio de pagamento.

Pagamento pelo internet banking

pagar boleto no cartao

O Banco do Brasil tem a opção de pagamento de boleto no cartão

A forma mais fácil de efetuar o pagamento de um boleto pelo cartão é pelo internet banking de seu banco. O primeiro passo, é claro, é acessar o site do seu banco e fazer o login com as informações de segurança necessárias.

Navegue pelo menu ou insira uma busca na caixa de pesquisa. Procure por Pagamentos. Abrindo a nova página, digite o código de barras do boleto, título ou fatura no local indicado. Em alguns bancos você precisa escolher o tipo de pagamento, mas na maioria, ele será reconhecido automaticamente.

Antes de finalizar, escolha a opção de pagamento via cartão de crédito. Confirme o pagamento através de senha. Observe que você poderá ser convidado a aceitar novos termos de serviços em seu cartão de crédito para poder efetuar este tipo de pagamento

Pagamento por aplicativo

Quem vai pagar o boleto pelo aplicativo do celular do banco precisa ter um smartphone Android, iOS, ou Windows Phone com aplicativo do cartão funcional e devidamente autorizado através do internet banking ou caixas eletrônicos.

Tenha o aplicativo em seu telefone aberto já com as informações de agência, conta corrente e senha no aplicativo. Se seu aplicativo por apenas para o cartão e não tiver conta vinculada, não tem problema, entre com as informações do cartão. Apenas garanta que o aplicativo está funcional e siga os passos abaixo.

Procure na navegação de seu app a opção de pagamento. Insira os números de pagamento do seu boleto manualmente ou, se seu app tiver a possibilidade de escanear o código de barras, direcione a câmera do aparelho para o código de barras e aguarde.

O app deverá mostrar um resumo da cobrança e as opções disponíveis. Escolha por Cartão de Crédito e confirme com sua senha.

Por telefone

Por último, é possível pagar os boletos pelo telefone, pela Central de Atendimento do seu banco. Basta ligar, escolher a opção pagamento de boletos, e na hora de pagar, escolher pagar pelo cartão de crédito. Note que nem todos os bancos oferecem esse serviço de pagamento de fatura pelo cartão de crédito pelo telefone.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *