Posso usar um cartão vencido? O que fazer?

O uso do cartão de crédito está cada vez mais presente no nosso dia a dia e, você deve concordar, que além de mais seguro é muito mais confortável usar esse meio de pagamento ao invés do dinheiro em espécie. Entretanto, um detalhe que ninguém costuma dar muita atenção é para a data de vencimento escrita em seu cartão.

Você já parou para pensar sobre o que é necessário fazer quando chegar essa data? O cartão continua funcionando até a chegada da nova via? Existe alguma taxa prevista para a troca do cartão em casos de vencimento? No post de hoje vamos tentar responder algumas dúvidas sobre o assunto. Afinal, o que é preciso fazer com o cartão vencido?

Cartão de crédito vencido: O que fazer?

Você não será capaz de utilizar o seu cartão depois que este estiver vencido.

Os cartões de crédito ou débito fornecidos pelos bancos possuem uma data de validade encontrada, geralmente, na frente do cartão, mas em alguns casos podem estar presente também no verso do mesmo. Nesse dado será apresentado o mês e ano do vencimento dessa via do cartão.

Quando esta data estiver perto de expirar, não se preocupe, o próprio banco é o responsável por te enviar uma nova via do cartão constando a nova data de validade. Em alguns casos, o banco só envia um novo cartão após perguntar ao cliente, através de carta ou ligação sobre o interesse do mesmo.

Mas, afinal, para o que serve a data de vencimento? Elas tem papel importante na segurança do uso do cartão pelo consumidor, além de dar ao banco a oportunidade de reavaliar seu contrato de credito. Caso esteja com viagem programada para fora da cidade, estado ou país e fará uso do cartão, lembre-se de conferir se a data da viagem não vai cair na época em que o cartão irá expirar.

Caso seja necessário ligue no seu banco para antecipar o envio do novo cartão com a data atualizada. Uma dica importante para sempre ficar atento é: confira sempre o contrato com o banco, suas atualizações e se houve algum reajuste de taxas como juros e anuidade.

vencido

Saiba o que fazer com seu cartão vencido

Caso este novo contrato não esteja dentro da proposta que te atende, entre em contato com o banco para uma renegociação que atenda suas necessidades e caso não seja possível essa renegociação, não use o cartão e peça seu cancelamento. Em seguida, você pode buscar um cartão que te atenda dentro daquilo que você procura.

Lembre-se sempre que após o recebimento do novo cartão é necessário o desbloqueio do mesmo para que ele possa ser usado normalmente. Para fazer o desbloqueio basta ligar na central do seu banco e seguir os passos indicados sistema.

Sobre o descarte do cartão antigo: Nunca jogue seu cartão antigo inteiro no lixo. Pique o com uma tesoura em pequenos pedaços e, então, descarte no lixo para que ninguém tenha acesso as suas informações.

Sobre a cobrança de taxas: Essa prática irá depender do contrato assinado com o banco e quais os serviços previstos nele, por isso consulte as condições para o seu caso. Por último, caso seu cartão não chegue antes que sua validade expire, entre em contato com seu banco e solicite seu novo cartão. Lembrando sempre que, caso haja algum, problema não hesite em procurar o Procon e se orientar para tomar as medidas cabíveis.

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui e teremos o maior prazer em te ajudar a passar por esse processo sem nenhum tipo de dor de cabeça.

[/caption]

Comentários
  1. Antônio Assis Machado
  2. rubevanio guedes wanderley
    • Flávio
  3. Marcelo
    • Flávio
  4. natalia
    • Flávio
  5. Marcela
    • Flávio

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *