Qual a diferença entre conta Eletrônica, conta Digital e conta de Pagamento?

As contas se dividem em digitais, eletrônicas, e contas de pagamento. Parecem até ser a mesma coisa, mas não são. Veja qual é a diferença entre esses tipos de contas, que estão cada dia mais comum entre os correntistas.

Escrito por Flávio Mariano

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Hoje em dia são tantos os termos utilizados quando se trata de banco, que ficamos até meio confusos. Com a chegada da era digital, os bancos se modernizaram e hoje em dia é possível resolver tudo pela internet ou pelo telefone. Não é mais preciso ir até a agência para fazer saques, depósitos, transferências e outros serviços.

Mas com a inovação rápida, vários termos tem sido usados indistintamente. Por exemplo, a conta fácil do BB que é uma conta de pagamento é chamada de digital pelo banco. Da mesma forma, um cliente do Digitau pode até ter uma conta digital, mas não tem, necessariamente uma conta eletrônica como a iConta. Aliás, quando surgiram as contas eletrônicas, costumou-se chamá-las de digitais e, basicamente, esta é a fonte de vários interpretações errôneas.

Uma maneira simples de dividir as contas oferecidas aos clientes hoje em dia é em contas digitais, contas eletrônicas e contas de pagamento. Parecem até ser a mesma coisa, mas não são. Veja qual é a diferença entre esses tipos de contas que estão cada dia mais comum entre os correntistas.

Conta Eletrônica

A conta eletrônica é uma conta que não tem cobrança mensal de nenhum tipo de tarifa. Esta conta permite a realização de DOC e TED por meio de aplicativos ou internet banking, além de saques e depósitos por meio dos caixas eletrônicos. Com uma conta eletrônica, as transações efetuadas fora da agência para a realização desses serviços que não usarão interação pessoal, por isso não há cobrança de tarifas.

Como exemplos de contas eletrônicas, temos a iConta, do Itau, a DigiConta, do Bradesco e a Conta Eletrônica do Banco Intermedium. O banco do Brasil também possuía uma conta eletrônica, o Pacote Digital, mas agora não está mais em vigor para novos clientes. Somente quem já tinha um Pacote Digital continua utilizando.

Se você é correntista de algum desses bancos, e deseja trocar a conta convencional por uma conta eletrônica, basta ir à agência e fazer a solicitação ao seu gerente. As contas eletrônicas são amparadas pela resolução 3919 do Banco Central.

Vá ao banco sem sair de casa
Vá ao banco sem sair de casa

Conta Digital

Qualquer conta que não passe pela interação de agência física pode ser chamada de conta digital.

É o caso da Conta Digital do Banco Original. A diferença das contas digitais para as contas eletrônicas é que elas têm uma cobrança de tarifa mensal pelos serviços disponíveis e não isentam as transações efetuadas através de canais eletrônicos. Ou seja, ela funciona exatamente como uma conta corrente comum, porém não exige contato físico com o banco.

Atualmente, não se exige a presença física do cidadão para a abertura da conta que pode ser feita pela internet e, mesmo os cheques podem ser depositados por meio de fotografias.

Contas de Pagamento

As chamadas Contas de Pagamento são contas especiais, que nem sempre estão ligadas a um banco. Elas são mais limitadas, mas também podem ser totalmente digitais. Como exemplo temos a Conta Fácil da CAIXA e a Conta Fácil do BB.

No caso da Conta Fácil CAIXA, há uma limitação de R$ 3 mil para movimentação, ou seja, não é possível receber mais que esse valor na conta, através de depósito ou transferência bancária. Devido a essas limitações da conta, ela também tem taxas mais baixas que as contas correntes normais.

No caso da Conta Fácil do Banco do Brasil, nem é preciso ser correntista do banco para ter acesso a essa conta. Basta solicitar a abertura em uma agência, ou que algum correntista do BB faça uma transferência de algum valor para você. A movimentação da conta é feita através de um cartão pré-pago.

Esse tipo de conta é ideal para quem não pode ou não tem uma conta corrente, faz poucas movimentações bancárias e deseja ter a comodidade de uma conta corrente pagando pouco.

Agora que você já sabe a diferença entre as contas eletrônicas, contas digitais e contas de pagamento, escolha qual é o tipo de conta ideal para você!

  1. Silvio Prado

    Que conta é a do Nubank segundo essa classificação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp