Conta Salário Pode Fazer DOC ou TED?

Quando um indivíduo entra em uma nova empresa, comumente é aberta uma conta salário para que seu empregador possa, por meio desta, depositar o seu salário mensalmente. Entretanto, a conta salário é uma modalidade de conta que apresenta muitas limitações, uma vez que seu intuito é apenas receber a remuneração mensal. Assim, para contornar esta situação, muitas pessoas optam pela portabilidade de salário, enviando esta quantia para uma conta-corrente tradicional.

E, exatamente por ser uma conta cujo único intuito é receber o salário, a conta salário não pode receber ou realizar transferências para terceiros. A única possibilidade de transferência é a que o titular retira todo o valor contido na conta, enviando-o para uma outra em que ele mesmo seja o titular. Isso pode ser feito por meio de TED ou TEC, e não está incluso no pacote de serviços da conta. Caso não queira realizar este processo todos os meses, basta solicitar a portabilidade.

Como realizar a transferência na conta salário?

Como mencionado, a conta salário é uma conta muito limitada. Ou seja, ela não disponibiliza os mesmos serviços que uma conta-corrente tradicional. A conta salário comumente tem a abertura solicitada pela empresa que emprega o indivíduo, visando facilitar o processo de pagamento todos os meses. Esta conta é aberta no banco de preferência da empresa, e como isso não é uma escolha no funcionário, não é cobrada nenhuma  tarifa de manutenção.

Seria um equívoco falar que não é permitido realizar transferências na conta salário. Estas operações são permitidas, mas não para contas de terceiros ou com valores fracionados. Desta forma, pode-se realizar o trâmite apenas se toda a quantia contida na conta for retirada, e se o destino for uma conta-corrente de mesmo titular. Pode-se realizar este processo por meio de TED ou TEC. A transferência também pode ser feita para uma conta poupança, em um processo chamado de transferência automática de valores, pelo qual o banco não pode cobrar. Como o trâmite de valores pela internet só está disponível para contas-corrente, ele deve ser feito em terminais de autoatendimento ou dentro das agências.

Usualmente, estas transferências na conta salário são feitas pois o indivíduo não se sente satisfeito com a conta ou o banco escolhido pelo patrão. Então, para facilitar a situação e evitar que a operação seja realizada todos os meses, basta solicitar a portabilidade de salário. De acordo com as novas regras de portabilidade, ela pode ser solicitada diretamente no banco de interesse do indivíduo, e deve ser efetivada em até três dias úteis.

Como funciona a conta salário?

A abertura da conta salário dá direito a um cartão magnético para saques.

Como mencionamos, a conta salário não funciona como uma conta normal. Ou seja, o titular da conta não poderá realizar as mesmas operações que seriam possíveis em uma conta-corrente. Tivemos como exemplo disso a impossibilidade de enviar transferências para terceiros, como explicamos melhor acima.

Na conta salário pode-se realizar cinco saques, duas consultas de saldo e duas consultas de extrato por mês, de forma gratuita. Porém, alguns bancos também possibilitam que os clientes paguem contas, dentre outros serviços. Isso depende da instituição, e deve ser conferido no contrato.

Também não é possível obter crédito ou talão de cheques com a conta salário. Ademais, esta modalidade de conta também não pode ser movimentada por aplicativos.

Entretanto, apesar de não parecer, a conta salário possui diversas vantagens. Esta conta não pode ser bloqueada pela justiça para penhora, pois entra na lista de bens impenhoráveis. Assim, o sistema Bacen Jud, que permite o bloqueio de contas e aplicações, não afeta a conta salário. Além disso, ela não possui tarifas e pode ser aberta mesmo se o titular estiver com o nome sujo. Por último, ainda é possível obter empréstimos consignados pela conta salário, o que é muito benéfico para o trabalhador que necessita de dinheiro para construir uma casa, comprar um carro, etc.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *