Como Funciona o Débito Automático em Conta?

Quem nunca passou por uma situação em que esqueceu de pagar alguma conta? Isso é muito comum, com tantas responsabilidades que adquirimos no nosso dia-a-dia. Por isso, os bancos oferecem a opção de débito automático para o pagamento de contas, em que o valor da conta é debitado diretamente na conta do cliente, com sua autorização.

O débito automático serve para o pagamento de contas básicas, cobradas todos os meses. São estas as contas de luz, água, internet, etc. É muito prático, mas também é algo a que se deve dar a devida atenção, pois o valor é debitado automaticamente e caso não tenha fundos na conta, o cliente pode entrar no cheque especial.

Débito Automático

Como mencionamos, o debito automático é ideal para pessoas que não querem se preocupar todos os meses com as datas de vencimento das contas. Assim, seria uma preocupação a menos para lidarmos no dia-a-dia. Para autorizar o débito automático é muito fácil, basta ligar na central de atendimento do banco ou mesmo cadastrar pelos aplicativos dos bancos.

Assim, todas as vezes que aquela empresa autorizada emitir uma conta no seu nome, ela será debitada, na data de vencimento, em sua conta. É um processo muito facilitador, mas com o qual temos que tomar alguns cuidados para que não sejamos prejudicados.

Quais cuidados tomar?

É imprescindível que a pessoa deixe em sua conta fundos o suficiente para ser feito o pagamento. Mesmo que você não tenha interesse em ver o valor da conta, deixe uma quantia com uma boa margem de erro. Assim, confira sempre no extrato se o valor esta sendo debitado no dia correto de vencimento, e se mais alguma taxa esta sendo descontada pelo serviço de débito automático.

Além de conferir a data, também se certifique de que o valor está correto. Caso tenha uma divergência entre a quantia debitada e o valor real da conta, procure a empresa em questão e obtenha o estorno da conta.

Débito Automático

Tomando como exemplo o Internet Banking do banco Santander, pode-se cadastrar o débito automático online.

Ademais, nunca coloque contas de valores extremamente variáveis se não tiver um controle estrito de seu saldo, como fatura do cartão de crédito, para pagamento automático. Isso porque é difícil de saber o valor da conta, e pode haver uma divergência entre o que está disponível na conta e o que será debitado.

Existem tanto pessoas que contratam assinaturas de débito automático, como em casos de parcelamento, quanto as que contratam por tempo indeterminado, se relativo às contas básicas e constantes. No caso de assinaturas, deve-se prestar muita atenção para se certificar de que o débito só será feito durante o período determinado. Por exemplo, uma assinatura de débito automático feita para debitar um parcelamento de 12 vezes deve acabar após este período.

Se a pessoa utilizar algum serviço em débito automático, mas depois desista de pagar deste modo, é necessário que a comunique ao banco esta desistência. Mas, se estiver mudando de banco, mas queira continuar no débito automático, é preciso que comunique ao novo banco a situação.

Como contratar?

Existem muitas dúvidas acerca de como contratar o débito automático. Comumente vem nas contas, como de luz, um código para débito automático. Assim, basta que você cadastre o código em um aplicativo, e a conta será debitada automaticamente. Geralmente, no Internet Banking ou aplicativo, existem um botão “Cadastrar Débito Automático”. Você preenche todos os dados requisitados, e em minutos o processo já esta concluído.

Se você não quiser cadastrar online no banco, ligue para a central de atendimento do banco e faça o cadastro. Como mencionado, sempre que for emitida uma conta no nome do titular, nesta empresa autorizada, o valor será debitado na data de vencimento.

Algumas empresas são adeptas à opção de cadastrarem elas mesmo o débito automático e depois enviam os dados e autorização para os bancos. Por isso, se certifique de que a empresa que você deseja cadastrar o débito automático possui este serviço.

Porém, é importante ressaltar que o banco não pode debitar nenhum valor da sua conta sem consentimento. O débito automático só é autorizado mediante autorização do titular da conta. Caso aconteça o contrário, é categorizado como uma prática abusiva.

Ainda, se você cancelar o débito automático e ainda continuar sendo descontado o valor de sua conta, procure o banco para que valor seja estornado.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *