O que fazer com depósito em conta encerrada? Tem como recuperar?

Dentre todas as opções de transações bancárias disponíveis, duas das mais comuns são o depósito em dinheiro e a transferência de valores. Geralmente, feito por meio de caixa eletrônico ou aplicativo, você deve informar a agência e conta que receberá a quantia enviada.

Caso digite alguma informação errada é possível que nem consiga concluir o depósito e receba imediatamente uma mensagem de erro e informando que algum dos dados informados não estão corretos, sendo necessário refazer a operação.

Bem, mas e se realizar um depósito em uma conta encerrada? O valor depositado irá para o destinatário? Para o banco? Voltará para a conta do depositante? É exatamente neste assunto que falaremos no artigo.

Depósito na Conta Encerrada

Quando se solicita o encerramento da conta corrente, e isso é imprescindível se você não utilizará mais os serviços daquele banco, há um período entre a solicitação de encerramento de uma conta bancária e sua desativação de fato. Neste tempo, é possível que ainda receba depósito e que ao informar os dados no caixa eletrônico a conta seja reconhecida. Este prazo estará dentro dos 30 dias em que o banco tem para encerrar a conta definitivamente após a solicitação.

Porém, após o encerramento da conta os depósitos não são recebidos, deste modo, em até três dias úteis o dinheiro depositado está novamente em sua conta corrente.

Vale lembrar que caso realize por envelope bancário, é imprescindível que preencha todos os dados, porque se a agência bancária necessitar devolver o dinheiro irá entrar em contato por meio deles.

Em resumo, se realizar um depósito em uma conta que já esteja encerrada o dinheiro será estornado para a conta de quem depositou. Pode ser que aconteça no mesmo dia ou em até três dias úteis.

Certifique-se de que a conta pode receber depósitos

comprovante depoisto

Guarde os comprovantes de depósito caso a transação não se concretize

É claro que o melhor caminho sempre é prevenir. Portanto, antes de realizar um depósito, procure informar-se com o responsável pela conta se ela permanecesse ativa e confirme todos os dados. Não esqueça de atentar-se ao banco que será depositado o valor, ainda mais se for realizar o procedimento por meio do internet banking. É possível que a operação seja concluída, mesmo com os dados errados.

Confirme a agência e conta corrente, além do nome do beneficiário e seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), para casos de depósito de outra agência bancária. Exemplo, eu possuo uma conta no Banco do Brasil e irei depositar em uma conta do Santander.

O ato de verificar pode evitar futuras dores de cabeça, como o depósito em conta errada, ou de outro titular. Portanto, não tenha pressa, confira tudo com calma antes de enviar o dinheiro.

Se você irá receber valores e informou sua conta que está há muito tempo parada, contate o banco antes para saber se a falta de movimentação gerou o encerramento da conta. Observe também caso tenha encerrado sua conta corrente presencialmente se alguma outra pessoa não fará o depósito baseado nos dados antigos e atualize sua conta corrente em todos os serviços de pagamento que venha a utilizar.

Guarde os Comprovantes

Também é importante que você guarde o comprovante emitido pelo caixa eletrônico, caixa físico ou pelo internet banking. Ele nada mais é do que um documento que comprova o dia e horário que o dinheiro foi enviado e a conta que recebeu.

Caso ela já tenha sido encerrada e seu dinheiro não foi devolvido, use o comprovante como prova para solicitar seu dinheiro de volta, ou então, que seja encaminhado para a conta correta.

Quaisquer dúvida que surgir em uma operação bancária, procure o gerente de sua conta ou algum dos atendentes que podem ajudá-lo a solucionar o problema referente ao depósito.

Não esqueça, o quanto antes entrar em contato com o banco para informar que a conta do depósito foi encerrada, mais rápido será o reembolso de seu depósito. Fique atento e não perca tempo.

[/caption]

Comentários
  1. Edlane Morais de Góis
    • Flávio
  2. Marcelo Alves de Oliveira

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *