Qual o Limite de Saque Sem Tarifa? 4 Saques por Mês?

De acordo com a Resolução nº 3.919/2010 do CMN (Conselho Monetário Nacional), os bancos devem disponibilizar certos serviços essenciais aos seus clientes. Estes serviços essenciais são operações básicas gratuitas, imprescindíveis para que os clientes possam movimentar sua conta, retirar dinheiro, consultar o extrato, etc. Qualquer indivíduo pode obter uma conta apenas com os serviços essenciais, não sendo obrigado a aderir quaisquer pacotes de serviços oferecidos pelos bancos.

Segundo a Resolução disponibilizada pelo Bacen (Banco Central do Brasil), pode-se realizar até quatro saques gratuitos por mês nos terminais de autoatendimento e nos guichês dos bancos, como é determinado pelo pacote de serviços essenciais.

Ademais, também estão incluídos neste pacote isento de tarifas, a disponibilização de dez folhas de cheques, retirada de dois extratos, duas transferências entre contas da mesma instituição, compensação de cheques, consultas ilimitadas pela internet e um extrato consolidado. Todos estes serviços são mensais. Abaixo, conheça mais sobre os serviços essenciais e como é possível realizar saques sem tarifas.

Como é possível realizar saques sem tarifas?

Todos os consumidores possuem o direito de aderir às contas com pacote de serviços essenciais, sem tarifas, seja abrindo uma nova conta ou mesmo realizando uma mudança para esta conta. Estas contas que contam com apenas os serviços essenciais, foram determinadas, como mencionado, pela Resolução nº 3.919/2010 do CMN. Elas possibilitam que os clientes bancários possam realizar operações básicas e essenciais nas contas, tornando-as úteis sem que necessite, obrigatoriamente, da contratação de um pacote de serviços.

As pessoas que aderem ao pacote de serviços essenciais podem realizar até quatro saques mensais, nos guichês das agências ou nos terminais de autoatendimento. Caso o cliente necessite de realizar mais saques, é possível realizá-los, mas serão cobradas tarifas sobre estas operações adicionais. Por exemplo, o Banco do Brasil cobra R$ 2,55 por saques que excedam os pacotes de serviços contratados. 

Saques gratuitos mensais

De acordo com os serviços essenciais exigidos pelo Bacen, pode-se realizar até quatro saques gratuitos durante o mês.

Qualquer pessoa, como mencionado, pode obter uma conta apenas com os serviços essenciais. Assim, não serão cobradas quaisquer tarifas para que esta conta seja utilizada, apenas se o usuário realizar mais operações do que são permitidas no pacote. Caso o banco cobre taxas adicionais, mesmo que o cliente não possua um pacote de serviços e também não realize operações excedentes, pode-se entrar em contato com a ouvidoria do banco e denunciar a instituição ao Banco Central.

Também, além das contas com serviços essenciais, pode-se optar por bancos digitais que não possuem limite de saque sem tarifas. O Banco Inter, por exemplo, oferece uma conta que é 100% digital e proporciona saques gratuitos nos terminais do Banco24Horas. Ademais, pode-se também optar pelo Next, Sofisa Direto e BMG. Desta forma, os bancos também tornam-se uma ótima opção para os que desejam realizar saques sem tarifas.

Quais os serviços essenciais?

Além dos quatro saques gratuitos aos quais todos os clientes bancários têm direito, caso optem pela conta com o pacote de serviços essenciais, também há outras operações disponíveis gratuitamente.

Os serviços essenciais de conta de depósitos à vista, determinados pela Resolução 3.919, art. 2º, são o fornecimento de cartão com função débito e da segunda via de cartão, realização de quatro saques em guichê de caixa e em terminal de autoatendimento, realização de até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, retirada de até 2 extratos contendo a movimentação dos últimos trinta dias, consultas ilimitadas pela internet, fornecimento anual de extrato consolidado, compensação de cheques ilimitados,fornecimento de até 10 folhas de cheque e prestação ilimitada de serviços pela internet.

Já os serviços essenciais de conta de depósitos de poupança incluem apenas dois saques gratuitos por mês em guichê de caixa ou em terminal de autoatendimento. E, neste pacote, não está incluído o fornecimento de folhas de cheque ou a compensação de cheques.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *