Como recuperar um TED que caiu na conta errada

TED é uma modalidade de transferências de valores de contas de bancos diferentes, a facilidade deste tipo de operação fica disponível em minutos na conta destino. Ela não possui limite máximo de transferência e há algum tempo não possui mais limite mínimo também.

Sendo assim o TED é muito prática podendo ser efetuadas dos caixas eletrônicos, internet banking e app do banco, ou até mesmos nas agências. Mas imagina se algo dá errado e o valor vai para em uma conta errada, o que fazer nestes casos. Quais os dados necessários para o preenchimento de uma TED? O que fazer se o valor estiver errado? Confira

Uma TED é uma transferência realizada entre contas de bancos diferentes e diferente da TEV, Transferência entre contas de uma mesma instituição é necessário informar alguns CPF ou CNPJ do beneficiário o que torna o erro mais incomum.

Entenda que para a realização da TED você é obrigado a informar os seguintes dados:

  • Banco;
  • Agência sem o dígito;
  • Conta Corrente com o dígito;
  • Nome completo do beneficiário ou razão social;
  • CPF ou CNPJ;
  • Tipo de conta (corrente ou poupança);
  • Finalidade.

Sem estes dados não é possível realizar a TED. E, se estes dados estiverem incorretos, a TED não será realizada, ou seja se a conta não pertencer ao CNPJ ou CPF informado, a TED dá erro e retorna. Sendo assim se sua TED foi concluída com sucesso, não pode ser caído em conta errada com um outro CPF ou CNPJ, você precisa informar todos os dados em conformidade.

Dados errados o valor retorna?

Como recuperar um TED que caiu na conta errada

Em caso de erro, o valor é estornado para conta

A resposta é sim. Se os dados não conferem como vimos no tópico anterior o valor deve retornar para a sua conta na forma de estorno. O estorno, porém, não é imediato, mas retornará no mesmo dia. Lembrando que se foi um agendamento, só retornará no dia do agendamento. Por exemplo se você fez a TED após as 17 horas ela fica agendada para o próximo dia útil, quando então apresentará o erro e o valor retornará para a sua conta.

Quando valor estiver novamente disponível em sua conta, você poderá fazer uma nova TED, mas pagará uma nova tarifa. Que atualmente varia de R$ 9 a R$ 20,00 dependendo do banco e canal escolhido para realizar a transferência.

Se o valor for errado

Como vimos, sua TED só vai para outra conta se você também tiver informado o CPF do beneficiário da conta errada. Se o erro for sobre o valor, no entanto, você deve entrar em contato com o seu banco imediatamente, antes que a TED seja concluída e solicitar o cancelamento. Após a TED ficar disponível na conta do beneficiário o banco não poderá estornar, pois não tem autorização para isso.

E então o jeito é entrar em contato com a pessoa e esclarecer o ocorrido. Estamos falando especificamente da TED entre bancos diferentes, nas transferências entre o mesmo banco se você não souber quem foi o beneficiário o gerente pode entrar em contato com a pessoa e explicar a situação.

Se a pessoa se recusar a devolver o dinheiro?

Se a pessoa não quiser devolver o dinheiro, seja por valor errado ou conta errada, você pode procurar uma delegacia e efetuar um Boletim de Ocorrência, isto porque ela está de posse de algo que não a pertence por má fé, pois sabe a quem pertence. Você pode procurar a justiça para reaver o dinheiro.

Há um tempo atrás falamos sobre a obrigação de se devolver o dinheiro que cai na conta. A obrigatoriedade se encontra no Código Civil Brasileiro que diz no artigo Art. 964 – Todo aquele que recebeu o que lhe não era devido fica obrigado a restituir. Com base nisso, um juizado especial poderá intimar a pessoa a que recebeu o crédito indevido a lhe restituir o valor.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *