Posso receber a restituição de Imposto de Renda em conta digital?

Agora, a restituição do Imposto de Renda pode ser recebida também em contas digitais! Entenda como isto pode ser feito e o passo-a-passo para cadastrar.

Escrito por Ana Livia Fernandes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Atualmente, devido a alta popularização das fintechs e do Internet Banking, é comum nos perguntarmos se é possível receber a Restituição do Imposto de Renda em uma conta digital. Afinal, as mesmas caíram no gosto popular por conta da sua facilidade no dia a dia e poderiam ser outra opção para aqueles que não querem receber a restituição em suas contas correntes e poupança tradicionais.

A restituição do IR tem como objetivo devolver o valor pago à mais para a Receita Federal, diferença que é identificada na declaração. Infelizemente, somente algumas contas digitais tem acesso a esse serviço, confira a seguir como receber a restituição e como fazer!

Como receber a restituição do IR por uma conta digital?

Atualmente, é possível utilizar contas digitais para receber a restituição do Imposto de Renda de 2024! Assim, bancos digitais, como o Nubank e PicPay, possuem este privilégio. Para receber a sua restituição é simples, basta que:

  • antes de enviar a declaração, selecione “Resumo da Declaração”;
  • clique em “Cálculo do Imposto”;
  • caso tenha dinheiro a receber da restituição, preencha os dados da sua conta na aba “Informações Básicas” e a identifique como “conta de pagamento”;
  • informe o código da instituição, número da conta e agência.

Ademais, se você já enviou a declaração e quer mudar o métode de recebimento para uma conta digital, é necessário:

  • acessar o Portal e-CAC;
  • Selecionar “Meu Serviço de Renda” no menu “Serviços em Destaque”;
  • na página que abrir, abra a aba “Restituição” e clique em “Consultar e Alterar Conta para Restituição”;
  • altere os seus dados.

Conclusão

A restituição do Imposto de Renda ocorre quando o governo identifica que o declarante pagou um valor maior de impostos do que deveria, devido às deduções feitas na declaração. Assim, quanto mais gastos o declarante tiver, passíveis de deduções, maior será a chance de receber a restituição.

As deduções podem ser feitas por gastos em saúde, educação, com os dependentes, previdência privada, dentre outras questões.

Portanto, na hora de declarar o Imposto de Renda, no programa gerador, basta cadastrar a conta na qual deseja receber o valor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp