Santander Master Cheque Especial: sem juros por 10 dias

O Santander tem um cheque especial sem juros por 10 dias para todos os clientes, o que parece uma boa vantagem para alguns, mas afinal como ele funciona? Os dias são seguidos ou podem ser alternados? E se usar o cheque especial por mais de 10 dias como fica a cobrança de juros? Apesar de não haver juros pode existir outro tipo de cobrança? Entenda.

Chamado de Santander Master, tem origem no antigo Banco Real que oferecia 10 dias no cheque especial sem juros. Quem tem mais de 30 anos, certamente se lembra da propaganda na televisão. Esta linha segue o mesmo caminho e oferece a todos os seus clientes cheque especial sem juros por 10 dias, ideal para quem tem controle financeiro, assim sempre que você precisar, de preferência por pouco tempo o saldo estará disponível.

Se você tem uma conta no banco Santander e sua conta é Master, você provavelmente já terá este limite disponível, para conferir qual o limite, tire um saldo impresso e verifique o valor disponibilizado. Caso ainda não possua nenhum limite você pode procurar uma agência Santander e fazer a solicitação.

Cheque especial com 10 dias sem juros

Emergências acontecem e quem nunca precisou que o dinheiro em conta durasse uns dias a mais, talvez 3 ou 4 dias, até que chegasse um pagamento por exemplo. Para estes casos o cheque especial sem juros por alguns dias pode valer a pena, mas será que é sem juros mesmo?

Sim, o banco não cobra pelos juros no período estipulado, porém é preciso ficar atento ao funcionamento do Santander Master para evitar surpresas. Além disso, da cobrança de IOF que é obrigatória pelo Banco Central não tem como fugir, o Imposto sobre Operações Financeiras, incide em todas as transações de crédito e é cobrado de duas formas 0,38% sobre o valor mais 0,0082% ao dia.

Santander Master: Cheque especial sem juros por 10 dias

Santander Master: Cheque especial sem juros por 10 dias

Ciclo de apuração

Ao contratar o cheque especial ou na abertura de conta você escolhe qual será o dia da cobrança dos juros do cheque especial, e os dias do seu cheque especial tem base nesta data.

Funciona da seguinte forma, supondo que o dia de de pagamentos dos juros ocorra sempre no dia 10, vamos usar como exemplo a cobrança no dia 10 de julho, ele será equivalente aos dias 10 de junho à 9 de julho. E no mês seguinte, o ciclo de apuração será do dia 10 de julho a 9 de agosto e assim, sucessivamente.

Desta forma os 10 dias de uso do cheque especial devem ocorrer neste período, após o dia 10 (se esta for a data escolhida) renova o período para usar por mais 10 dias sem juros.

Dias alternados

Outra coisa interessante sobre os dias sem juros é que estes dias podem ser alternados, não precisam ser 10 dias seguidos, desde que dentro do ciclo de apuração como vimos no tópico anterior. Veja um exemplo

Supondo que o ciclo seja do dia 9 ao dia 10 do mês seguinte, como usado no exemplo anterior. Você precisou usar o cheque especial no dia 10 e pagou o saldo no dia 12, então você usou apenas 2 dias do cheque especial, nos dias 10 e 11.

Neste exemplo ainda restam 8 dias para usar até o dia 09 do outro mês, então você precisa usar novamente no dia 20 mas repõe no dia 25, então usou mais 5 dias, sendo os dias 20, 21, 22, 23 e 24 totalizando 7 dias sobram ainda 3 dias para usar sem pagar juros.

Não esquecendo que no dia 1º haverá a cobrança do IOF.

Sábados e domingos: Sábados e domingos e feriados são contatos, porém não é possível recompor o limite do cheque especial nestes dias, se o dia 11 cair em um destes dias você deverá efetuar o pagamento no dia útil anterior, ou irá pagar pelos juros.

Juros do Cheque especial Santander

Segundo a tabela atualizada do Banco Central atualizada pelas instituições e atualizada em julho de 2018, os juros que o banco Santander pratica para cheque especial é de 14,70%, não está específicado se é referente ao Santander Master, consulte seu gerente para confirmar.

Juros retroativos

O Banco Santander disponibiliza 10 dias para que você utilize o cheque especial sem juros, porém se você usar mais de 10 dias pagará por todos os dias usados, sem nenhuma carência.

Ou seja se você usar 15 dias de cheque especial não irá pagar somente por 5 dias e sim pelos 15 dias utilizados.

Cuidado com o cheque especial

O cheque especial deve ser usado somente em caso de emergência, se for precisar usar por menos de 10 dias, irá pagar somente o IOF, porém se precisar por mais tempo irá incidir  juros altos. Se não puder pagar o valor até o dia da cobrança de juros, prefira usar um empréstimo pessoal que tem juros menores.

Parcelamento do cheque especial: O Santander Master, também faz o parcelamento dos débitos do cheque especial, com metade do juros, o que é uma vantagem, mas ainda não é o ideal, existem empréstimos com juros ainda menores, o próprio banco oferece um crédito pessoal com carência de até 59 dias para pagar a primeira parcela.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *