Se movimentar muito a poupança, terei que abrir conta corrente?

Para administrar bem uma conta é preciso conhecer suas funcionalidades, limites e operações disponíveis. Geralmente, com o uso diário e contínuo, algumas dúvidas começam a surgir. Por exemplo, se movimentar muito a conta poupança eu terei que abrir uma conta corrente?

Antes de obter a resposta é necessário entender o que é cada um dos tipos de contas e quais são suas principais finalidades. Basicamente, a conta corrente é aquela destinada à movimentação do dinheiro. Por meio dela você realiza depósitos, saques, transferências, faz pagamentos e também os recebe, entre outros tipos de transações.

Já a conta poupança é aquela destinada para guardar dinheiro e fazer com que ele renda no final do mês, ou seja, aumente. A cada mês sem movimentação, você ganha rendimentos mesmo que, em alguns casos, seja permitido outros tipos de movimentações.

Se possui um dinheiro parado e que não utilizará em trinta dias, o indicado é que faça proveito de sua conta poupança. A maioria dos bancos têm uma poupança vinculada e, desta forma, terá rendimentos. Só não vale a pena realizar uma transferência se não for permanecer pelo menos por um mês antes de ser sacado.

Um dos pontos positivos da conta poupança é que ela não possui taxas, porém, conta com uma movimentação limitada. Ao ultrapassar o total de transações permitido, o banco começará a cobrar uma taxa individual por cada serviço. Os valores variam conforme a instituição financeira. Basicamente trata-se do mínimo regulamentado pelo Banco Central de dois saques em guichê ou auto atendimento, dois extratos dos últimos 30 dias e duas transferências para a conta corrente do próprio titular em casos de conta poupança. A consulta online a conta é livre e gratuita, seguindo características definidas pela Resolução 3.919, art. 2º, inciso II. Demais detalhes constarão em seu contrato.

Sou obrigado a ter conta corrente?

Conta poupanca movimentacao

A Caderneta de Poupança permite movimentação, mas é limitada.

Pode ser que apenas as movimentações liberadas gratuitamente pelo seu banco já sejam o suficiente para o seu mês. Se for o caso, não necessitará abrir uma conta corrente e pode permanecer apenas na poupança, inclusive, como cartão de débito se for fornecido.

Já se realiza uma movimentação muito grande, é ideal que possua uma conta corrente que permite uma movimentação maior com a sua conta poupança. Converse com seu gerente da conta e ele explicará quais são os benefícios. Pode ser mais vantajoso ter uma conta corrente do que pagar tarifas avulsas pelos serviços utilizados.

Caso não queria abrir uma conta corrente e continuar apenas com a poupança, elencamos algumas dicas para que as movimentações mínimas sejam o suficiente para o seu mês.

  • Escolha uma data mensal para realizar os depósitos em sua conta poupança. Desta forma, quando for sacar ou transferir você fará em apenas uma data, possivelmente a data de aniversário da poupança.
  • Evite emitir extratos em caixas eletrônicos. Ao utilizar a plataforma web você não terá custos e conseguirá acompanhar todas as informações de sua conta, sem exceder seus limites.

Como escolher qual conta criar?

Antes de definir se deve criar uma conta corrente ou poupança é ideal que faça uma análise do seu perfil. Você realiza muitas movimentações? Precisa realizar depósitos, transferências e pagamentos? Tem um fluxo grande e contínuo?

Se o seu caso for semelhante ao acima, é indicado que tenha uma conta corrente, que permite um número maior de transações e que são mais variados. Com ela é possível realizar pagamentos, transferências, depósitos, entre outros tipos de transações a qualquer momento.

Porém, se a sua movimentação é mínima, quase nula, e utiliza a conta apenas para guardar o dinheiro em segurança, é recomendado que possua uma conta poupança. Com ela, além de manter seu dinheiro em segurança irá fazer com que ele renda quantias mensais, aumentando a sua renda.

Caso tenha mais dúvidas, indicamos que converse com o gerente de sua conta ou no atendimento da instituição financeira desejada. Avalie quais as opções e vantagens de cada modelo de conta e qual atende de forma ampla as suas necessidades.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *