Sumiu Dinheiro na Conta: o que fazer com transações não reconhecidas?

As transações não reconhecidas são mais comuns do que você imagina. Veja o que fazer quando aparece uma cobrança em seu extrato ou fatura que não foi feita por você.

Escrito por Flávio Mariano

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Você se já deparou com uma transação estranha no seu extrato bancário? Quando verificamos todas as despesas e movimentações, podem simples aparecer cobranças que desconhecemos. O mesmo pode ocorrer com a fatura do cartão de crédito. E o que devemos fazer nessas situações?

Para começar, antes de tomar qualquer medida é preciso ter certeza que de houve um problema na cobrança. Às vezes nos esquecemos de uma compra ou não reconhecemos o nome da loja que aparece na cobrança. Outro problema comum é o desconhecimento de tarifas cobradas periodicamente pelo banco. Isso pode fazer com que você se surpreenda.

Por isso, o primeiro passo é conferir a data e as demais informações da cobrança. Veja se os seus comprovantes de pagamento estão de acordo com o que está sendo cobrado. Observe também alguns indícios de fraude:

  • a compra foi feita em uma cidade diferente da sua;
  • foram realizadas várias transações com valor acima do normal no mesmo dia;
  • as despesas se referem a compras feitas pela internet.

Se essas são as características da cobrança, há grandes chances que você tenha sido vítima de golpistas. Nesse caso, é preciso entrar em contato como banco o quanto antes para efetuar o cancelamento do cartão.

Veja o que fazer quando reconhecer uma transação em sua conta bancária
Veja o que fazer quando reconhecer uma transação em sua conta bancária

Passo 1: Cancele o Cartão

Se você notou alguma transação não reconhecida em seu extrato ou fatura, é provável que outra pessoa esteja usando seus dados. Por isso, o cancelamento do cartão é um passo importante. Na conversa com o atendente, informe quais compras você não reconhece e peça a abertura de uma contestação. Solicite também o bloqueio do cartão para que novas compras não sejam realizadas.

Passo 2: Faça um Boletim de Ocorrência

O próximo passo é procurar uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência. Nele, você deverá informar exatamente o que houve, para que fique registrada a possibilidade de fraude. Em algumas situações, o banco poderá solicitar esse documento. Além disso, ele também servirá de prova que você observou o problema e tomou as medidas cabíveis.

Passo 3: Entre em Contato Com o Banco

Dependendo do banco, talvez seja preciso que você procure o gerente responsável por sua conta. O melhor é escrever uma carta informando sobre o problema e solicitando o cancelamento das despesas não reconhecidas. Essa carta deve ser entregue na agência. Tenha uma segunda via e peça para que ela seja protocolada. Assim você poderá comprovar que entrou em contato com o banco para solicitar o cancelamento das cobranças.

Dicas Importantes

Registre todas as informações, protocolos de atendimento e solicitações. Guarde também os comprovantes de pagamento, extratos, faturas e demais documentos que possam ajudar no esclarecimento da situação. Eles serão importantes caso o banco não resolva o problema em prazo razoável.

O Banco Não Cancelou a Cobrança

Se o banco se recusar a cancelar a cobrança, você deverá procurar um órgão de proteção ao consumidor em sua cidade com todos os documentos. Legalmente, é dever do banco garantir toda a segurança ao cliente no uso dos serviços bancários. Se houve fraude, a instituição é a responsável. O não cancelamento só se justifica caso o banco possa provar que o cliente de fato realizou as transações.

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