Como cancelar o FIES

O Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, garante que jovens possam pagar pelo ensino superior em prestações mais suaves e ao longo dos anos. O programa do governo conta com adeptos em diversas partes do país e foi responsável por democratizar o acesso ao ensino superior para várias pessoas.

Porém, pode ser que você tenha iniciado um curso que não gostou, ou então, por conta de algum fator pessoal, necessitará trancar ou cancelar sua matrícula e concomitantemente, cancelar o FIES. Se não saber como realizar o cancelamento, leia o artigo completo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Temos um passo a passo de como realizar o procedimento.

Primeiramente, tenha certeza se realmente deseja cancelar o Fies, porque esta é uma decisão que poderá gerar impactos em sua vida. Caso tenha tomado a decisão, deverá inicialmente solicitar o encerramento antecipado do Fies pelo site do MEC.

Como cancelar o FIES

A opção de cancelamento está disponível sempre entre os dias 1 e 15 de cada mês, com exceção de junho e dezembro, considerado períodos de férias escolares. Para proceder com a ação, entre no site oficial do Fies, informe seu CPF e senha para logar.

Clique em “Encerramento”, uma das opções na tela inicial. Depois clique em “Aditamentos Disponíveis”. Em seguida, clique no semestre disponível em “Referência”. Selecione uma das opções para o encerramento, lembrando que deverá realizar o pagamento do que ainda deve, com juntos e outras taxas previstas anteriormente no contrato.

Como quitar a dívida?

Há quatro formas de quitar a dívida do Fies. São elas:

fies

Veja as opções de cancelamento do FIES

  • Liquidar o contrato no ato do encerramento: utilizando-se desta opção, será necessário fazer o pagamento do valor total de sua dívida em parcela única, quando for assinar o termo de encerramento do Fies no banco.
  • Permanecer na fase de utilização: aqui mantém-se as fases de utilização, carência e o pagamento trimestral de juros que serão mantidos até o final do prazo. Desta forma, você paga as parcelas trimestrais de R$ 150,00 e cumpre as fases de carência depois que terminar, levando mais mais 18 meses a pagar R$ 150,00, excluindo a amortização.
  • Antecipar a fase de carência: após ir ao banco para assinar o Termo de Encerramento, terá de pagar as parcelas trimestrais sem o período de 18 meses de carência. Você perde a oportunidade de expandir o prazo de pagamento.
  • Antecipar fase de amortização: nesta última opção disponível, você parcela o que estiver faltando seguindo um tempo três vezes maior do que utilizou durante o financiamento acrescido de um ano. Por exemplo, caso seu curso tivesse dois anos, você terá 2×3+1, ou seja, sete anos para pagar o valor restante.

Assim que escolher a melhor opção, clique em “Gravar e Prosseguir. Por fim, em “Confirmar”. Vale ressaltar que o cancelamento será realizado apenas após o primeiro dia do mês seguinte a sua solicitação.

Precisa ir ao banco?

Para encerrar todos os procedimentos, será necessário ir até a agência do banco para assinar o Termo de Encerramento do FIES. O prazo máximo será informado após concluir a sua solicitação. A assinatura acontece na mesma agência em que você fechou o contrato. E lembre-se, o fiador deve acompanhá-lo.

Após concluir todas as etapas, o Fies está encerrado e a faculdade que antes cursava não receberá mais o pagamento de sua mensalidade pelo sistema. Não esqueça que deverá também cancelar a matrícula na sua instituição de ensino, caso contrário, as mensalidades começarão a ser cobradas diretamente a você. Mas caso deseje que seja dessa forma, basta continuar com a matrícula normalmente. Há ainda como cancelar a sua matrícula, mas isso deve ser realizado diretamente na faculdade.

Veja as opções de cancelamento e defina aquela que atende melhor seu orçamento e possibilidade de pagamento no momento. Não deixe de pensar muito bem sobre sua escolha antes de assinar o termo de encerramento.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *