O que é Hiscon e Hiscre?

Em alguns momentos da nossa vida nos deparamos com uma série de conceitos e siglas que nem sempre são tão intuitivas e podem acabar gerando muita confusão no nosso entendimento sobre determinado assunto.

No mundo financeiro, em meio a todos os detalhes da economia, você acaba se deparando com inúmeros termos com essas característica e quase sempre eles não são explicados. Nossa intenção aqui é justamente te ajudar a sanar essas dúvidas e curiosidades, possibilitando um melhor entendimento da sua situação financeira e fiscal.

Se você já esteve envolvido em alguma operação de crédito consignado, provavelmente já ouviu falar em Histórico de Consignação e Histórico de Créditos. Mas você sabe o que é isso? No post de hoje vamos abordar esses dois conceitos e te explicar o que cada uma deles significa. Confira!

O que é o Histórico de Consignações – Hiscon?

O chamado Histórico de Consignações trata-se do que o próprio nome indica, entretanto na maioria dos contratos e artigos sobre o tema ele é indicado como HisconNada mais é que o histórico de transações de natureza consignada, especificamente para esta modalidade de crédito.

Nesse documento, que na verdade é uma espécie de relatório, você encontrará informações como o número de contrato, qual banco responsável pela linha de crédito consignado, as datas finais e iniciais previstas para cada linha de crédito e todas as operações que foram realizadas em um prazo de 5 anos.

Como ter acesso ao documento: Para solicitar a consulta ao seu Hiscon basta se dirigir a um dos postos de atendimento do INSS da sua cidade e solicitar acesso ao relatório.

hiscon

Crédito Consignado: Saiba o que é Hiscon e Hiscre.

O que é o Histórico de Crédito – Hiscre?

Outro termo que você poderá facilmente se deparar ao buscar uma linha de crédito é a sigla Hiscre, que significa “Histórico de Créditos”. Como o próprio nome diz, nesse documento você poderá ter acesso ao extrato de pagamento da linha de crédito e, isso pode ser utilizado como um comprovante de renda para os beneficiário do INSS.

Como consultar o Hiscre? Ao contrário da opção anterior, o Hiscre pode ser consultada de maneira remota através dos portais de atendimento pela internet disponibilizados pelo INSS. Em outras palavras a Central de Serviços do INSS, em parceria com a DATAPREV, possibilita o acesso a esse histórico pela plataforma disponibilizada pela própria DATAPREV no site Meu INSS.

Em alguns dias nós disponibilizaremos informações detalhadas de como consultar cada um desses históricos. Caso tenha interesse nessa informação, não deixe de conferir essa publicação. Se tiver ficado com alguma dúvida sobre os conceitos apresentados aqui, deixe nos comentário que teremos o maior prazer em te ajudar a entender melhor esses termos.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *