O Que é NCE? Como Funciona?

Os bancos oferecem aos seus clientes diversas linhas de crédito, ideais para as necessidades de cada um. Para as empresas, estas linhas de crédito podem auxiliar na expansão do negócio, seja para adquirir mercadorias, na construção de novos estabelecimento, na quitação de dívidas, dentre outras questões. E, para os negócios que mantém relações internacionais, seja exportando produtos ou produzindo-os para tal fim, a NCE (Nota de Crédito à Exportação) é a linha de crédito ideal.

A Nota de Crédito à Exportação tem como principal propósito financiar o capital de giro da empresa, relacionado à exportação de mercadorias. Este financiamento é feito em real, evitando a exposição ao câmbio, e possui a isenção de IOF. Esta operação, que inclui os exportadores e os fornecedores, pode beneficiar diversas pessoas jurídicas que necessitam de investir na produção ou mesmo na prestação de serviços que estão vinculados à exportação. Abaixo, conheça mais sobre a NCE e saiba como funciona, detalhadamente.

NCE – Nota de Crédito à Exportação

Diversos bancos, como o Santander, Caixa Econômica Federal e Citibank, oferecem aos seus clientes a Nota de Crédito à Exportação, também chamada de NCE. Esta é uma linha de crédito, um financiamento, voltado para empresas que estão relacionadas à exportação de produtos. E, esta relação pode ser tanto a exportação quanto a produção de mercadorias para tal fim. Sendo assim, este crédito pode servir para o investimento na própria produção ou na prestação de serviços para tal.

Uma grande vantagem em relação à esta linha de crédito é que esta operação, destinada especificamente à Jurídicas Privadas e pessoas Jurídicas Públicas, é uma operação isenta de IOF, desde que apresente, até o vencimento do contrato, os registros da exportação acusados com o valor igual ou superior à quantia que foi financiada.

O IOF é  Imposto sobre Operações Financeiras, incide sobre quaisquer operações titulares e imobiliárias. E, os recursos advindos da NCE são isentos de IOF de acordo com a Lei nº 6.313, de 16/12/1975. Além deste benefícios, cada instituição credora possui as suas particularidades no que se trata da NCE. O Santander, por exemplo, oferece prazos flexíveis para pagamento do crédito, sem vínculo com as datas de exportação dos produtos, financiamento em real,  além de um crédito sem burocracia, cedido rapidamente.

Ainda, o Santander oferece a amortização da dívida, feita de acordo com o modo escolhido pela empresa. Assim, os pagamentos deste crédito podem ser mensais, como é feito comumente para outras linhas de crédito, ou podem ser pagos com outra periodicidade, que deve ser negociada assim que o contrato for firmado. Desta forma, o pagamento da NCE se adequa ao fluxo de caixa da empresa.

Nota de Crédito à Exportação

A NCE é uma linha de crédito voltada para empresas que estão relacionadas à exportação.

Já no caso do Citibank, a Nota de Crédito à Exportação pode ser contratada em moeda estrangeira, correspondente ao país para o qual ou do qual será feita a exportação, ou em real. E, assim como o Santander, o fluxo de amortização pode ser flexível.

Ademais, o Banco do Brasil possui a modalidade de crédito BB Capital de Giro Exportação, que na verdade é apenas uma outra denominação para a Nota de Crédito à Exportação. Porém, este crédito do BB destina-se apenas às empresas exportadoras que possuam o faturamento bruto anual a partir de R$ 10 milhões. Assim como os outros bancos, o BB também proporciona flexibilidade para o pagamento do crédito, oferecendo liberdade na escolha da data-base, ausência de risco cambial, etc.

Como contratar a NCE?

A contratação da Nota de Crédito à Exportação varia de acordo com o banco. No Santander, por exemplo, caso já seja cliente, basta conversar com o seu gerente de relacionamento ou Gerente de Negócios Internacionais. Caso ainda não seja cliente Santander, é necessário procurar a agência mais próxima. No caso da Caixa Econômica Federal, também é preciso procurar uma agência da Caixa e conversar com o gerente.

De forma geral, é recomendado que o cliente interessado em obter a NCE entre em contato com o seu banco, inicialmente pela Central de Atendimento ao Cliente, para que se informe mais acerca da contratação desta linha de crédito. Como pode-se perceber, alguns bancos limitam este financiamento à empresas que tenham certo faturamento anual.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *