O Que é Conta Garantida?

O cheque especial é uma linha de crédito pré-aprovado que fica disponível na conta bancária dos contratantes. Com o cheque especial, o cliente pode realizar pagamentos, transferências e outras operações financeiras mesmo quando não possuem dinheiro no momento, sofrendo apenas a incidência de taxas de juros e tarifas. Já a conta garantida, semelhante ao cheque especial, é um capital de giro a curto prazo que é voltado a empresas. Diferentemente da linha de crédito citada anteriormente, o capital de giro é oferecido em uma conta separada.

A conta garantida não possui o funcionamento automático, como cheque especial. No segundo, quando o indivíduo utiliza parte do seu limite, a conta passa a possuir um saldo negativo. Sob este valor negativado, começam a incidir juros, tarifas, etc. No caso da conta garantida, para que a pessoa jurídica possa utilizar o limite, é preciso solicitar uma transferência desta conta para a conta corrente do indivíduo. E, após isto, para pagar a dívida, é necessário realizar uma nova transferência para a conta garantida. Abaixo, saiba mais sobre este assunto.

O que é a conta garantida?

Muitas empresas necessitam de linhas de crédito rotativas, em que pode-se usar o dinheiro e, conforme esta dívida for amortizada, há a possibilidade de ser reutilizado. Este método, que também aplica-se à conta garantida, proporciona um capital de giro maior às empresas, obtenção rápida de empréstimo, sem burocracia, dentre outras diversas vantagens. E, como mencionado, a conta garantida oferece todos os benefícios.

A conta garantida é uma linha de crédito pré-aprovada, que assemelha-se ao cheque especial. Contratando-se este serviço, o banco disponibiliza à pessoa jurídica ou física uma outra conta, em que há este limite disponível para retirada. Desta forma, em situações emergenciais, para cobrir o caixa da empresa, por exemplo, pode-se realizar o saque dos valores.

Muitos clientes bancários podem confundir a conta garantida com o cheque especial, pois, na teoria, ambas as linhas funcionam da mesma forma. Porém, o cheque especial é um serviço automatizado, em que o limite rotativo fica disponível na conta corrente da própria pessoa. Ainda, os valores utilizados do cheque especial são pagos de forma automática, assim que a conta é creditada com algum valor.

Já a conta garantida trata-se de um contrato de abertura de crédito que disponibiliza o empréstimo pré-aprovado em uma outra conta para o indivíduo, fora de sua conta corrente. Assim, caso o contratante deseje utilizar o dinheiro, ele deve realizar uma transferência para sua conta ou mesmo um saque. Ademais, para cobrir os valores utilizados, os quais sofrerão a incidência de juros e tarifas, deve-se transferir novamente para a conta garantida. Ou seja, todo o processo é mais trabalhoso do que com o cheque especial.

Conta Garantida

A conta garantida é uma linha de crédito pré-aprovada.

Entretanto, mesmo com as aparentes dificuldades adicionais, a conta garantida pode ser muito vantajosa para as empresas, assegurando que estas tenham um capital de giro para que possam fechar suas contas de forma benéfica. E, para situações emergenciais, empréstimos e financiamentos contratados de forma urgente possuem juros altos, devido ao imediatismo e riscos aos quais os credores serão expostos. Logo, ter uma conta garantida é uma boa opção para obtenção de capital urgente, contando com taxas moderadas e pouca burocracia.

Também, na conta garantida, como o nome sugere, deve-se ter garantias. Estas podem ser investimentos da empresa ou de terceiros, como CDB, LCI, LCA, fundos, dentre outros, cheque, duplicada, Nota Promissória, saldos a serem recebidos com o cartão de crédito, etc.

Quais são os custos e como contratar?

A conta garantida, assim como outros serviços e produtos oferecidos pelos bancos, possui certos custos associados. No caso deste crédito pré-aprovado, incidem a taxa do CDI, uma taxa de juros pré-fixada, que é cobrado pelos dias úteis nos quais o empréstimo ficou sem amortização e o IOF. É importante mencionar que é cobrado um IOF adicional na liberação da conta garantida e nos acréscimos.

Em relação à contratação, a conta garantia pode ser obtida pelo cliente junto a abertura de sua conta. Porém, caso já seja cliente e não tenha a conta garantida, compareça à agência do seu banco e converse com o gerente. Esta é a orientação de muitos bancos, como Santander e Caixa Econômica Federal.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *