Como Abrir uma Poupança para Menor de Idade na Caixa?

A poupança é uma forma muito segura e simples de se guardar dinheiro, seja para você ou para algum dependente resgatar no futuro. Muitos pais, quando os filhos nascem, já pretendem a começar a depositar dinheiro em uma conta poupança específica para seu filho, seja para que ele pague a faculdade ou até mesmo compre um carro. Os motivos variam, mas sempre paira a dúvida: Como abrir uma poupança para um menor de idade?

A Caixa é um banco muito procurado para a abertura de poupança, devido ao serviço já possuir mais de 150 anos de experiência. A remuneração é de 0,5% ao mês quando Selic estiver acima de 8,5% e 70% da Selic quando estiver abaixo, como você pode consultar no site da Caixa clicando aqui. Para que a conta seja aberta para um menor de idade, é exigido CPF e RG, em situação regular. Saiba mais sobre o cartão, quem pode movimentar a conta, quais os canais utilizados, dentre outros assuntos, lendo mais abaixo.

Como abrir a conta?

O Cadastro de Pessoa Física é exigido para diversos fins, como contratação de plano de saúde, inclusão de pessoa na declaração de Imposto de Renda, etc. Entre estes fins, está a abertura de conta. Ou seja, quem deseja abrir uma conta, seja corrente, salário, poupança ou outra, deve possuir um CPF em situação regular.

Isso vale tanto para recém-nascidos quanto menores de 16 anos. Para fazer o CPF é necessário ir até uma agência dos Correios, da Caixa ou do Banco do Brasil. Somente quem possui Título de Eleitor, ou seja, tem acima de 16 anos, pode requerer o registro online. Para saber mais sobre como solicitar o CPF para menor de Idade, clique aqui.

A conta poupança da Caixa se destina para pessoa física, brasileiro ou estrangeiro, que more no Brasil, analfabetos ou deficientes visuais. Caso a pessoa se encaixe neste dois últimos casos, o contrato de abertura deve ser lido para o requerente, na presença de duas testemunhas (que não podem ser funcionários do banco), que irão assinar o documento junto ao titular da conta.

poupanca caixa menor idade

Menores de 16 anos precisam de CPF para caderneta de poupança

Ou seja, nada acima restringe que menores de idade façam poupança na Caixa. A única restrição a abertura é a situação não-regular do CPF da pessoa física.

O cartão da poupança será entregue, no nome do titular da conta. Porém, a conta pode ser movimentada pelos pais, tutores ou representantes legais por meio de Guia de Retirada ou cartão na Agência/PA ou do Internet Banking CAIXA.

Os pais, tutores ou responsáveis legais devem acompanhar o menor na abertura de conta ou mesmo realizar este processo. Os documentos relativos ao titular e representante, que devem ser apresentados, tanto originais quanto cópias, são a identidade, CPF, comprovante de endereço e declaração de renda.

Caso tenha alguma dúvida, clique aqui para acessar os canais de atendimento da Caixa. Os telefones de contato são 0800 726 0101, para o SAC, e 0800 725 7474 para contactar a Ouvidoria.

Modalidades de Poupança Caixa

Existem três modalidades de poupança oferecidas pela Caixa. A Poupança Integrada é vinculada a conte-corrente. Já a Poupança Azul é um modo mais simples de conta, que serve tanto para adultos, quanto crianças. Por último, tem-se a Poupança Caixa Fácil, com limite de saldo e movimentação mensal de R$ 3.000,00.

A modalidade mais indicada para abertura para menores é a Poupança Azul, pois a Caixa Fácil possui um limite baixo de saldo. Então, caso você esteja fazendo a conta a fim de depositar uma quantia mensalmente para seu dependente, seja recém-nascido ou não, por um longo período, o saldo com certeza irá ultrapassar o permitido nesta modalidade.

Separe os documentos citados acima e leve-os a uma agência Caixa, em um Correspondente Caixa Aqui ou em uma Unidade Lotérica. Não há mínimo de valor para depósito.

Remuneração

O cálculo da remuneração da poupança é feito de acordo com a regra que atua neste assunto desde 04/05/2012. Ela determina que para o cálculo de juros, se a taxa SELIC for maior que 8.5%a.a seja vigente o índice de 0,5% ao mês. Se a meta SELIC for menor ou igual a 8,5%a.a, este índice passará a ser 70% da meta.

Porém, é bom lembrar que a remuneração só acontece quando o dinheiro completa seu aniversário na poupança. Ou seja, permanece na conta por 30 dias seguidos. Caso seja retirado uma parte do dinheiro, a remuneração será calculada em cima da quantia que permaneceu na conta e completou o mês. Para conhecer as tarifas das contas da Caixa, clique aqui.

É recomendado que, ao abrir conta para um menor de idade, ela tenha o objetivo de ser uma conta apenas para depósito de dinheiro, sem que fique sacando quantias dela. Isso porque a conta poupança só irá render caso o dinheiro fique nela. Ou seja, crie a conta e vá depositando quantias pequenas todo mês, para que no final seja um montante grande de dinheiro e seu filho ou dependente possa utiliza-lo para algum fim.

Caso procure uma conta para saques e real movimentação, como uma conta corrente, procure um adicional de cartão para sua própria conta. É uma opção segura, em que não precisa da abertura de conta própria para o menor.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *