Qual o melhor dia para sacar na poupança?

A conta poupança tem sido, ao longo dos anos, um dos investimentos mais utilizados pelos brasileiros. Usada para guardar dinheiro, é uma forma de poupar com segurança e a possibilidade de saque quando necessitar. Mas afinal, há uma data correta para sacar o dinheiro na poupança?

Também conhecida como caderneta, a conta poupança é regulada pelo Banco Central e permite que o consumidor guarde dinheiro e que ele tenha um rendimento mensal próximo a 0,5%, dependendo da taxa de juros da economia.

Para que você receba correção do valor depositado, o ideal é que saque no dia correto o seu dinheiro. A dica é que faça o saque após o aniversário da aplicação. Ou seja, suponhamos que depositou R$ 100,00 no dia primeiro de fevereiro. O valor só irá render após um mês, no primeiro dia de março. Desta forma, você pode retirá-lo a partir de dois de março.

Vale ressaltar que, se o aniversário da aplicação cair em um feriado ou fim de semana, o valor só será acrescido no próximo dia útil. Fique atento antes de realizar um saque e perder seus juros.

É importante que tenha um controle dos valores depositados na conta poupança. Hoje em dia, os bancos oferecem uma poupança multi-data, onde cada depósito possui um aniversário e eles são considerados separadamente. Assim, ao fazer o resgate, o banco usará aquele que estiver mais longe de completar o aniversário, ou o que rendeu por último.

Apesar de contar com rendimentos baixos frente a outras aplicações, a poupança tem riscos praticamente nulos. A única situação que pode gerar problema é a falência do banco em que está seu dinheiro. Porém, em casos assim, um montante de até R$ 250.000,00 é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito, o FGC.

Como usar a poupança ao seu favor

poupanca melhor dia saque

Mesmo rendendo pouco, é preciso saber o melhor dia de saque da poupança.

Com o intuito de reforçar as dicas apresentadas acima, listamos três pontos de atenção que irão fazer com que use a poupança ao seu favor e gere os melhores resultados.

Faça as aplicações todas na mesma data: é importante que tenha uma data própria para realizar suas aplicações na conta poupança, desta forma saberá a data de aniversário e qual o melhor dia para realizar o saque quando precisar. Defina um dia mais fácil, por exemplo, todo dia primeiro, ou no dia do pagamento, ou ainda no último dia do mês. A escolha deve ser sua e muitos bancos facilitam este método através da poupança programada.

Saiba a data de aniversário da poupança: será essencial lembrar sempre desta informação antes de sacar o dinheiro. Portanto, anote em um local, ou já tenha uma preestabelecida. Não esqueça que se a data de aniversário cair em um fim de semana ou feriado será válido apenas o próximo dia útil.

Saque apenas após a data de aniversário da poupança: para que seu dinheiro possa render pelo menos um pouco é necessário que o saque seja realizado após a data de aniversário da aplicação na poupança. Como dito anteriormente, se o dia cair em um feriado ou fim de semana, realize a transação apenas no próximo dia útil.

Apesar dos ganhos com a conta poupança não serem os maiores do mercado, é possível utilizá-la para guardar dinheiro que não pode ser arriscado em um curto período de tempo ou montar uma reserva de emergência. Se achar outras opções de investimentos muito complicadas, poderá privilegiar a poupança e ainda receber um lucro ao final do mês. É melhor que deixar o dinheiro na conta corrente ou debaixo do colchão.

Caso esteja buscando formas de fazer com que seu dinheiro trabalhe por você, aproveite a internet para conhecer novas formas de aplicação, como o Tesouro Direto ou fundos de investimento. Seu gerente pode lhe fornecer sugestões de investimentos que rendam mais que a poupança. Possivelmente precisará investir uma quantia maior e as recomendações poderão ser tendenciosas, mas é uma opção.

Lembre-se que as regras como depósitos e transferências para a conta poupança variam de acordo com a instituições financeiras. Procure a sua agência e converse com seu gerente para entender as funcionalidades.

Não tem mais como errar após todas as dicas de utilização da conta poupança. Faça suas aplicações e fique de olho nas datas para não perder seus benefícios. Tente deixar seu dinheiro o máximo de tempo possível, para que renda ainda mais.

[/caption]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *